Bardana: o que é, para que serve e como fazer o chá

Atualizado em dezembro 2023
Evidência científica

A bardana, também conhecida como orelha-de-gigante, bardana-maior ou pega-moço, é uma planta medicinal que ajuda no tratamento de problemas como acne, má digestão, falta de apetite e gota, por exemplo.

Os benefícios da bardana são possíveis devido à presença de ácidos fenólicos, arctiopicrina, flavonoides, taninos, polifenóis e fitosteróis, que são compostos químicos com propriedades diuréticas, orexígenas, depurativas, anti-inflamatórias, antirreumáticas e antimicrobianas.

A bardana, cujo nome científico é Arctium lappa, é comercializada em lojas de produtos naturais, farmácias e algumas feiras livres, podendo ser usada na forma de chás, tinturas, óleos e cápsulas. Além disso, a raiz da bardana tem boas quantidades de fibras, vitaminas e minerais, podendo também ser consumida como alimento, refogada, assada ou cozida.

Imagem ilustrativa número 2

Para que serve

As principais indicações da bardana para a saúde são:

1. Alivia problemas gastrointestinais

Por ter boa propriedade calmante, colerética e anti-inflamatória, a bardana pode ser usada para aliviar a má digestão e a dor de estômago sem causa específica, pois alivia a irritação da mucosa gástrica e estimula o fígado a aumentar a produção de bile. Veja outras dicas do que tomar para má digestão.

Além disso, o consumo da bardana como alimento ajuda a regular o intestino e manter a flora intestinal saudável, porque contém inulina, uma fibra solúvel que serve de alimento para as bactérias boas do intestino e estimula os movimentos naturais do intestino, facilitando a evacuação e combatendo, assim, a prisão de ventre.

2. Diminui a retenção de líquidos

A bardana tem propriedades diuréticas que aumentam o volume de urina, diminuindo a retenção de líquidos e evitando, assim, os inchaços.

A bardana também ajuda a eliminar as toxinas do organismo pela urina, sendo, por isso, uma boa planta medicinal para melhorar o aspecto e diminuir a celulite. Confira mais dicas para diminuir a celulite.

3. Mantém a saúde da flora intestinal

Por ser uma fibra solúvel prebiótica, a inulina serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino, mantendo a flora intestinal saudável e ajudando a prevenir situações como diverticulite, colite ulcerativa, síndrome do intestino irritável e doença de Crohn.

Além disso, por controlar o crescimento de bactérias ruins no intestino, a inulina também diminui a quantidade de toxinas no intestino, ajudando a evitar o câncer intestinal.

4. Ajuda no tratamento da gota

Por ter ação antirreumática, a bardana diminui os níveis de ácido úrico, podendo ajudar no tratamento da gota, uma doença inflamatória que afeta as articulações, causando inchaço, vermelhidão e dor ao movimentar uma articulação. Entenda melhor o que é a gota e como é o tratamento.

5. Trata problemas na pele e cabelos

A bardana ajuda a tratar problemas na pele e cabelo, como acne, furúnculo, eczema, seborreia e caspa, porque essa planta medicinal possui propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, antimicrobianas e antidispéptica.

6. Controla a glicemia

A arctigenina é um componente presente na bardana que possui ação hipoglicemiante e, por isso, essa planta poderia ajudar a controlar a glicemia.

No entanto, a bardana deve ser usada apenas como complemento ao tratamento, não devendo substituir a dieta ou os medicamentos indicados pelo médico.

7. Regula o apetite

A bardana ajuda a regular o apetite, porque, quando a sua raiz ou folhas são usadas na forma de chás e tinturas, essa planta medicinal tem ação orexígena.

Já quando a raiz da bardana é consumida na forma de alimento, essa planta tem ação anorexígena, pois possui boas quantidades de inulina, um tipo de fibra solúvel que forma um tipo de gel no estômago, prolongando a sensação de saciedade e diminuindo a fome.

Propriedades da bardana

A bardana possui propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, antissépticas, calmantes, cicatrizantes, diuréticas, orexígenas, hipoglicemiantes, depurativas, antirreumáticas e antimicrobianas.

Como usar

A raiz de bardana pode ser consumida na alimentação, na forma cozida, assada, frita ou grelhada.

Além disso, a bardana também é usada na forma de chás, tinturas, óleo e cápsulas, que são preparados com as folhas e raízes dessa planta.

1. Chá de bardana

O chá de bardana é indicado para ajudar no tratamento de condições como problemas gástricos, retenção de líquido, 

Ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa (de 2 a 6 g) de raízes secas de bardana;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo:

Colocar a água e a raiz de bardana numa panela e levar ao fogo para ferver por 5 minutos. Aguardar amornar, coar e beber em seguida. É aconselhado beber até 3 xícaras (de chá) desse chá por dia.

O chá de bardana também pode ser usado na forma de compressas, para complementar o tratamento de condições como furúnculo, caspa, dermatite e acne. Para isso, basta molhar uma gaze ou algodão no chá e aplicar na região da pele a ser tratada 3 vezes ao dia.

2. Tintura de bardana

A tintura de bardana pode ser ingerida, ajudando no tratamento de problemas gástricos, da gota, ou na regulação do apetite. A quantidade geralmente recomendada é de 8 a 12 mL da tintura, que devem ser diluídos em 50 mL de água e tomados três vezes ao dia.

3. Óleo de bardana

O óleo de bardana pode ser encontrado puro ou usado em produtos como shampoo, pomadas e cremes, e ajuda no tratamento de caspa, queda de cabelo e acne.

4. Cápsulas de bardana

A dosagem recomendada de cápsulas de bardana varia conforme o objetivo a ser tratado, sendo geralmente indicada de 1 a 6 cápsulas por dia, que devem ser ingeridas com um copo de água, por 2 a 4 semanas.

Possíveis efeitos colaterais

Os possíveis efeitos colaterais da bardana incluem irritação na pele e aumento do volume da urina. Além disso, a ingestão de grandes quantidades de bardana pode causar dilatação da pupila, boca seca, convulsões e anafilaxia.

Quem não deve usar bardana

A bardana não deve ser ingerida por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, crianças e pessoas que usam medicamentos diuréticos.

O uso tópico da bardana não deve ser feito por pessoas com feridas abertas.

Além disso, pessoas que usam medicamentos orais para controle da glicemia ou insulina, só devem consumir a bardana com a orientação e o acompanhamento de um médico.

Vídeos relacionados