Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Banho aromático para Relaxar

Um banho relaxante é uma opção perfeita para recuperar de um dia cansativo e liberar o estresse acumulado, fornecendo a energia necessária para encarar novos desafios do dia-a-dia.

Na maior parte dos casos, um banho quente já é o suficiente para relaxar os músculos e eliminar a tensão. Porém, quando se necessita de uma ajuda extra, os sais de banho são uma ótima adição, uma vez que liberam aromas que promovem a sensação de bem-estar, funcionando como uma técnica de aromaterapia.

Entenda como usar a aromaterapia para aliviar a ansiedade.

1. Banho de gerânio, alfazema e laranjeira

Banho aromático para Relaxar

Este banho aromático para relaxar é preparado com sal grosso e óleos essenciais que promoverão o relaxamento psicológico e também muscular através da inalação dos vapores e absorção dos princípios ativos pela pele. Para tomar o banho no chuveiro coloque o sal e as ervas como a camomila ou a alfazema numa fraldinha para amarrar no chuveiro, mas se tiver banheira para preparar este banho relaxante siga as orientações:

Ingredientes

  • 1 banheira cheia de água morna
  • 1 copo de sal grosso
  • 2 gotas de óleo essencial de gerânio
  • 4 gotas de óleo essencial de alfazema
  • 2 gotas de óleo essencial de laranjeira-azeda

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes na banheira e mexer bem. Permaneça "de molho" na banheira por, no mínimo, 10 minutos.

Os óleos essenciais não são completamente solúveis na água, por isso, para diluir melhor, eles podem ser misturados com leite corporal para bebês e depois adicionados na água.

2. Banho de manjerona, sais de Epsom e alfazema

Banho aromático para Relaxar

Este banho relaxante feito com sais de Epsom e óleos essenciais é uma excelente maneira de diminuir as tensões e estresse do dia a dia. Os componentes deste banho proporcionam inúmeros benefícios à saúde física e mental, além de aliviar os músculos tensos e rígidos, diminuir as dores e relaxar o sistema nervoso, melhorando a qualidade de vida.

Ingredientes

Modo de preparo

Junte todos os ingredientes em um recipiente e depois adicione-os na banheira antes mesmo de começar o banho. Dissolva os sais de banho na banheira e mergulhe durante 20 a 30 minutos.

Para melhorar a experiência de relaxamento apague a luz, coloque uma música instrumental calma e acenda algumas velas, para que o ambiente se torne mais confortável.

3. Banho de bergamota e alfazema

Banho aromático para Relaxar

O banho relaxante feito com óleo essencial de alfazema e bergamota é uma ótima maneira de relaxar o corpo e a mente. A alfazema é uma planta medicinal que possui propriedades calmantes e quando combinada com a bergamota ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse, proporcionando uma melhor qualidade de vida para quem faz uso desse banho relaxante pelo menos uma vez por semana.

Ingredientes

  • 10 gotas de óleo essencial de alfazema
  • 10 gotas de óleo essencial de bergamota

Modo de preparo

Para preparar este banho relaxante basta colocar água morna para correr na banheira e adicionar as gotas das ervas medicinais. O indivíduo deve permanecer na banheira por aproximadamente 20 minutos.

Benefícios do banho relaxante para a saúde

Embora seja uma excelente forma de promover a saúde mental, porque elimina o estresse e ajuda a relaxar, este tipo de banho também possui muitos outros benefícios como:

  • Melhora a circulação sanguínea: a água quente ajuda os vasos sanguíneos a relaxar, facilitando a passagem do sangue e reduzindo o esforço do coração;
  • Promove a saúde muscular: o banho relaxante ajuda a aliviar dores provocadas por lesões nos músculos ou nas articulações, evitando tensões musculares desnecessárias;
  • Diminui a pressão arterial: por melhorar a circulação sanguínea, este tipo de banho reduz a pressão sobre os vasos sanguíneos;
  • Previne dores de cabeça: o relaxamento dos músculos do pescoço e a dilatação dos vasos sanguíneos na base da cabeça, melhoram a ciruclação sanguínea, evitando o surgimento de dores de cabeça;

Além disso, por promover uma intensa sensação de relaxamento, este banho ajuda a tratar problemas de sono, pois prepara o corpo para o sono ao relaxar os músculos, limpar a mente e aumentar ligeiramente a temperatura corporal.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...