Ballet Fitness: o que é e principais benefícios

Revisão clínica: Carlos Bruce
Personal Trainer
fevereiro 2019

O ballet fitness é uma modalidade de exercícios de academia, criada pela bailarina Betina Dantas, que mistura os passos e postura das aulas de ballet com os exercícios de musculação, como abdominais, flexões e agachamentos, por exemplo, sendo uma excelente opção para quem não gosta da monotonia das aulas de musculação da academia.

Apesar do nome, não é necessário ter conhecimentos de ballet para fazer as aulas de ballet fitness, porque os princípios básicos e posições corporais são treinados ao longo das aulas, tornando-se cada dia mais naturais na realização dos exercícios.

Assim, as aulas de ballet fitness, além de mais divertidas que as aulas de musculação normais também trazem muitos benefícios como perda de até 790 calorias em apenas 30 minutos, melhora da postura e aumento da definição muscular e flexibilidade.

Benefícios do ballet fitness

As aulas de ballet fitness trabalham todos os grupos musculares e ajudam na coordenação motora, sendo que os principais benefícios incluem:

  • Melhora do tônus e definição muscular;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Perda de peso;
  • Melhora a capacidade respiratória;
  • Aumento do equilíbrio corporal;
  • Melhora da postura corporal.

Além disso, o ballet fitness também é ótimo para trabalhar a capacidade de memória, pois é necessário decorar coreografias e posições de ballet, como plié, tendu ou pirueta, por exemplo, e é uma atividade interativa, já que é feita em grupo.

Para alcançar estes benefícios, é recomendado fazer entre 2 a 3 aulas por semana, pois em cada aula são trabalhados diferentes grupos musculares, garantindo o treinamento de todos os músculos do corpo.

Insira seus dados a seguir e saiba quantas calorias você gasta em cada atividade física:

Erro
minutos
Erro
kg
Erro

Conheça outras atividades que ajudam a emagrecer na academia, como Zumba ou Pilates, por exemplo.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em fevereiro de 2019. Revisão clínica por Carlos Bruce - Personal Trainer, em maio de 2016.
Revisão clínica:
Carlos Bruce
Personal Trainer
Formado pela Universidade Federal do Rio De Janeiro em 2012, com registro profissional no CREF 038849-G/RJ.