Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer azeite aromatizado (com receitas)

O azeite aromatizado, também conhecido como azeite temperado, é feito a partir da mistura do azeite com ervas aromáticas e temperos como alho, pimenta e azeite balsâmico, trazendo novos sabores para o prato ajuda a diminuir a necessidade do uso do sal para intensificar o sabor dos alimentos.

O azeite é rico em gorduras boas que funcionam como antioxidantes e anti-inflamatórios naturais, sendo um grande aliado no controle e prevenção de doenças como problemas cardíacos, pressão alta, Alzheimer, problemas de memória e aterosclerose. Saiba como escolher o melhor azeite no supermercado.

Como fazer azeite aromatizado (com receitas)

1. Azeite com manjericão e alecrim frescos

O azeite temperado com manjericão e alecrim frescos é ideal para temperar massas e pratos de peixe.

Ingredientes:

  • 200 ml de azeite extra virgem;
  • 1 punhado de manjericão;
  • 2 folhas de louro;
  • 2 ramos de alecrim;
  • 3 grãos de pimenta-do-reino;
  • 2 dentes de alho descascados inteiros.

Modo de preparo: Lavar bem as ervas e refogar o alho em um pouco de azeite. Aquecer o azeite até 40ºC e despejá-lo em um recipiente de vidro esterilizado, adicionando em ervas em seguida. Deixar descansar por pelo menos 1 semana, retirar as ervas e armazenar o azeite temperado pronto na geladeira.

2. Azeite com orégano e salsa para saladas

O azeite com orégano e salsa é uma ótima opção para temperar saladas e torradas.

Esse azeite é fácil de preparar e basta adicionar as ervas ao azeite, em temperatura ambiente, no frasco de vidro esterilizado. Tampar o frasco e deixar descansar por 1 semana para apurar o aroma e o sabor. Também pode-se utilizar outras ervas desidratadas.

Como fazer azeite aromatizado (com receitas)

3. Azeite com pimentas para carnes

O azeite com pimentas é uma ótima opção para temperar carnes.

Ingredientes:

  • 150 ml de azeite;
  • 10 g de pimenta-rosa;
  • 10 g de pimenta-preta;
  • 10 g de pimenta-branca.

Modo de preparo: Aquecer o azeite até 40ºC e colocar em um frasco de vidro esterilizado juntamente com as pimentas. Deixar descansar por pelo menos 7 dias antes de retirar as pimentas e utilizar. Caso deixe as pimentas secas no azeite, seu sabor ficará cada vez mais intenso.

4. Azeite com alecrim e alho para queijos

O azeite com alecrim e alho é uma ótima opção para consumir juntamente com queijos frescos e amarelos.

Ingredientes:

  • 150 ml de azeite;
  • 3 ramos de alecrim;
  • 1 colher de chá de alho picado.

Modo de preparo: Lavar bem o alecrim e refogar o alho em um pouco de azeite. Aquecer o azeite até 40ºC e despejá-lo em um recipiente de vidro esterilizado, adicionando em ervas em seguida. Deixar descansar por pelo menos 1 semana, retirar as ervas e armazenar o azeite temperado pronto na geladeira.

Como fazer azeite aromatizado (com receitas)

Cuidados durante o preparo

O azeite temperado pode ser usado da mesma forma que o azeite simples, com a vantagem de trazer mais sabor ao prato. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para garantir a qualidade do produto final:

  1. Utilizar um recipiente de vidro esterilizado para armazenar o azeite temperado. O vidro pode ser esterilizado em água fervente por cerca de 5 a 10 minutos;
  2. Apenas as ervas desidratadas podem permanecer no azeite temperado. Se forem utilizadas ervas frescas, elas devem ser retiradas do frasco de vidro após 1 a 2 semanas do preparo;
  3. Deve-se refogar o alho antes de adicioná-lo ao azeite;
  4. Deve-se lavar bem as ervas frescas antes de adicioná-las ao azeite;
  5. Ao utilizar ervas frescas, deve-se aquecer o azeite até cerca de 40ºC, quando ele fica levemente morno, tendo cuidado para não ultrapassar muito esta temperatura e nunca deixá-lo ferver.

Esses cuidados são importante para evitar a contaminação do azeite por fungos e bactérias, que podem estragar o alimento e causar doenças como dor abdominal, diarreia, febre e infecções.

Armazenamento e validade

Após feito, o azeite temperado deve descansar em local seco, arejado e sem luz por cerca de 7 a 14 dias, tempo necessário para as ervas passarem seu aroma e sabor para a gordura. Após esse prazo, deve-se retirar as ervas do frasco e guardar o azeite na geladeira.

Apenas as ervas secas pode ser mantidas no frasco juntamento com o azeite, que tem um prazo de validade de cerca de 2 meses.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem