Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como saber se o bebê está se alimentando bem

A principal forma de saber se o bebê está se alimentando bem é através do ganho de peso. Deve-se pesar o bebê com um intervalo de 15 dias e o peso do bebê deve ir sempre aumentando.

Outras formas para avaliar a alimentação do bebê podem ser:

  • Avaliação Clínica - o bebê deve mostrar-se alerta e ativo. Sinais de desidratação como pele seca, olhos secos e encovados ou lábios rachados podem indicar que o bebê não está mamando o volume desejado.
  • Teste da fralda - o bebê que estiver se alimentando exclusivamente de leite materno deverá urinar cerca de oito vezes ao dia com urina clara e diluída. O uso de fraldas de pano facilitam esta avaliação. De modo geral, no que diz respeito às evacuações, fezes duras e secas podem indicar que a quantidade de leite ingerida é insuficiente, assim como a sua ausência.
  • Manejo da amamentação - o bebê deve mamar a cada 2 ou 3 horas, ou seja, entre 8 e 12 vezes ao dia.

Se após a mamada o bebê está satisfeito, adormece e por vezes até fica com gotas de leite escorrendo pela boca é sinal de que o leite que bebeu foi suficiente para aquele refeição.

Desde que o bebê esteja aumentando de peso e não tenho outros sintomas como irritação e choro persistente ele está a ser bem alimentado. Quando o bebê não aumenta ou perde peso é importante consultar o pediatra para verificar se existe algum problema de saúde.

Por vezes, a perda de peso do bebê ocorre quando ele se recusa a comer. Veja o que fazer nestes casos:

Veja também se o peso do seu bebê está adequado para a idade em:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...