O que você precisa saber?

Autoexame da Tireoide pode detectar Nódulos

O autoexame da tireoide é muito fácil e rápido de ser realizado e pode indicar a presença de nódulos que podem estar relacionados a problemas nesta glândula, como cistos ou nódulos, por exemplo. O autoexame da tireoide pode sugerir alguma alteração nesta glândula e ele deve ser realizado especialmente por quem sofre com doenças relacionadas à tireoide.

Os nódulos da tireoide podem surgir em qualquer pessoa mas são mais comuns nas mulheres após os 50 anos de idade, especialmente naquelas que tem casos de nódulos tireoideanos na família. Na grande maioria das vezes os nódulos encontrados são benignos mas a única forma de saber se o nódulo é benigno ou maligno é através da realização de um exame de ultrassom e biópsia.

Como fazer o autoexame

Autoexame da Tireoide pode detectar Nódulos

O primeiro autoexame consiste em palpar suavemente com uma das mãos, especialmente com as pontas dos dedos, a região anterior do pescoço, para verificar se existe algum 'caroço' e se há dor nesta região. Palpar esta região com os olhos fechados pode aumentar a sua percepção de alguma alteração. Este autoexame é capaz de detectar nódulos com mais de 1 cm de diâmetro e por isso, o médico poderá solicitar um ultrassom da tireoide mesmo que não encontre nenhum nódulo, para verificar se existem nódulos menores.

Após a palpação da tireoide, deve-se realizar o segundo autoexame, que consite em observar o movimento da tireoide durante a deglutição. Para este segundo passo, você só vai precisar de:

  • 1 copo de água, suco ou outro líquido
  • 1 espelho

Você deverá estar de frente para o espelho, inclinar ligeiramente a cabeça para trás e beber o copo d'água, observando o pescoço, e se o pomo de Adão, também chamado de gogó, sobe e desce normalmente, sem alterações. Este teste pode ser realizado várias vezes seguidas, se você ficar com alguma dúvida.

O que fazer se encontrar um nódulo

Se durante este autoexame você sentir dor ou perceber que há algum caroço ou alguma outra alteração na glândula tireoide, ele marcar uma consulta médica com um clínico geral ou endocrinologista, para fazer um exame de sangue e uma ultrassonografia para avaliar a função da tireoide. 

Dependendo do tamanho do nódulo, o médico poderá indicar a retirada de uma parte ou de toda a tireoide, devendo ser tomado medicamentos por toda vida, para garantir a quantidade de hormônios T3 e T4 no corpo.

Se você encontrou um nódulo, veja como é feita e a recuperação da cirurgia da tireoide clicando aqui.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...