Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Atividade física acaba com a dor nas costas

A Atividade física pode ajudar a aliviar e acabar com a dor nas costas pois fortalece a musculatura das costas, o que alonga os músculos das costas e ajuda também a dar mais sustentação ao corpo e diminui o risco de lesões.

Porém, a atividade física deve ser praticada regularmente e sempre sob a orientação de um profissional de educação física ou personal trainer. Além disso, o ideal é que um fisioterapeuta avalie e acompanhe a evolução do corpo, para garantir bons resultados e o fim da dor nas costas.

Como a atividade física pode aliviar a dor

Para que a atividade física alivie realmente a dor nas costas, principalmente para quem está começando depois de muito tempo parado, a atividade deve ser praticada 2 a 3 vezes por semana no mínimo durante 30 a 60 minutos, especialmente durante o primeiro mês.

É importante que atividade física escolhida, promova bem estar e que seja adequada para o seu problema e com o passar do tempo, a frequência com que pratica atividade pode ser aumentada para 3 a 5 vezes por semana, de acordo com os benefício sentidos e alivio da dor.

O que pode estar causando a dor nas costas

A dor nas costas pode ter diferentes causas como lesões musculares, bicos de papagaio, doença respiratórias, escoliose ou espinha bífida, por exemplo e para cada caso pode ser necessária realizar uma atividade física diferente que deve ser indicada pelo fisioterapeuta.

Possíveis causas da dor nas costasPossíveis causas da dor nas costas

Veja quais as principais causas de dor nas costas em Principais causas e como aliviar a dor nas costas.

Dicas para evitar que a dor de costas volte

Além de praticar regularmente atividade física, existem outras dicas para o dia a dia que podem evitar que a dor nas costas volte, como:

  • Dormir com um travesseiro baixo e se dormir de lado ou de barriga para cima, não deve usar travesseiro.
  • Evitar o estresse e relaxar regularmente com massagens e óleos essenciais que ajudam os músculos das costas a descontrair e a descansar melhor;
  • Corrigir a postura e tentar andar sempre com as costas direitas e sentar com o tronco direito;
  • Emagrecer se estiver acima do peso ideal para evitar a sobrecarga das articulações da coluna.

Estas pequenas dicas diárias ajudam a complementar os resultados da prática de atividade física, que além de ajudar a acabar com a dor nas costas vai também a melhorar a postura, que é uma das principais causas da dor nas costas.

Se está com dor nas costas veja neste vídeo o que pode fazer pra aliviar a dor e clique aqui para saber que tipo de exercícios e alongamentos pode fazer em casa com segurança.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...