Artrite séptica é uma inflamação nas grandes articulações como ombro e quadril, causada por uma bactéria como estafilococos, estreptococos, pneumococos ou Haemophilus influenzae. Essa doença é grave, sendo mais frequente nas crianças centre 2-3 anos, tendo início logo depois de uma infecção em qualquer parte do corpo, mas frequentemente após uma infecção respiratória.
A artrite séptica no quadril pode ser dividida em três fases:
- Invasão de bactérias dentro da articulação afetada;
- Processo inflamatório e formação de pus;
- Destruição da articulação e aderência, dificultando o movimento.
O prognóstico desta doença depende exclusivamente de um diagnóstico rápido e pronto início de tratamento para evitar que a infecção destrua a articulação e impeça o crescimento ósseo, e haja soldadura da articulação e endurecimento completo.

Quais são os sintomas
Os principais sintomas da artrite séptica no quadril são:
- Pode haver febre;
- Dificuldade de movimentação;
- Irritabilidade;
- Dor intensa ao movimentar as pernas;
- Rigidez nos músculos das pernas;
- A criança pode se recusar a andar, sentar ou engatinhar.
O diagnóstico da artrite séptica no quadril é feito através da observação clinica dos sintomas, o que depende da experiência do pediatra. Exames como raio-x de quadril tem pouco valor porque pode não mostrar nenhuma alteração, e por isso o ultrassom pode ser mais indicado porque detecta sinais inflamatórios e alterações na anatomia da articulação.
Como é feito o tratamento
O tratamento para artrite séptica no quadril tem o objetivo de salvar a articulação afetada, por isso a importância de um diagnóstico precoce. São recomendados antibióticos por via endovenosa mas após resultados satisfatórios como a diminuição do líquido acumulado, os antibióticos em forma de comprimidos podem ser mantidos por mais alguns dias. Nos casos mais graves o médico pode optar por realizar uma punção, drenagem e/ou lavagem da articulação com soro fisiológico, em ambiente cirúrgico.