Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Diferenças entre Artrite e Artrose

A osteoartrite e a osteoartrose são exatamente a mesma doença, mas antigamente acredita-se que eram doenças diferentes, porque supostamente a artrose não tinha sinais de inflamação. No entanto foi descoberto que existem pequenos pontos de inflamação na artrose e por isso sempre que há artrose, também há inflamação.

Assim, ficou decidido que o termo genérico artrite será usado como sinônimo de artrose. Mas os tipos de artrite como artrite reumatoide, artrite juvenil e artrite psoriática continuam sendo denominadas como artrite e não significam o mesmo que artrose porque possuem uma fisiopatologia diferente.

Artrite é o mesmo que artrose, osteoartrite e osteoartrose. Mas não é o mesmo que artrite reumatoide, artrite psoriática e artrite juvenil, por exemplo.

Principais diferenças

Veja no quadro a seguir as principais diferentes entre os tipos de artrite e artrose: 

 SintomasTratamento
Osteoartrite/ Osteoartrose

Dificuldade em realizar movimentos com a articulação devido à dor e a rigidez que pode durar o dia todo ou melhora com repouso

Deformidade da articulação, podendo ficar maior e desforme

Antiinflamatórios, Analgésicos, Corticoides, Fisioterapia, Exercícios

Artrite reumatoide

Dor na articulação, rigidez, dificuldade de movimento pela manhã, sinais inflamatórios como vermelhidão, inchaço e aumento da temperatura

Pode haver dificuldade em movimentar a articulação, especialmente de manhã, e dura cerca de 20 minutos.

Antiinflamatórios, Analgésicos, Modificadores do curso do doença, Imunossupressores, Fisioterapia, Exercícios

Artrite psoriática

Sintomas surgem 20 anos depois de surgir a psoríase: rigidez nas articulações e a dificuldade em movimentá-la 

Presença de psoríase na pele, unhas ou couro cabeludo

Antiinflamatórios, Analgésicos, Antirreumáticos e Corticosteroides

Como combater a dor nas articulações

Tanto na artrite reumatoide como na artrose o tratamento pode incluir o uso de medicamentos, sessões de fisioterapia, emagrecimento, prática regular de exercícios físicos, infiltrações de corticoides na articulação e, em último caso, cirurgia para remoção dos tecidos lesionados ou colocação de uma prótese.

No caso da artrite reumatoide o médico pode indicar o uso de anti-inflamatórios, imunossupressores e corticoides, mas quando há somente lesão na articulação, sem sinais de inflamação, havendo somente artrose os medicamentos podem ser outros, e se as dores forem realmente incapacitantes e a fisioterapia não for suficiente para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa, o médico pode indicar se seja feita um cirurgia para colocação de uma prótese de substituição.

A fisioterapia também pode ser feita de forma diferente, já que terá objetivos terapêuticos diferentes. No entanto, o tratamento eleito vai depender de alguns fatores, como idade, situação financeira, grau de comprometimento da articulação e o tipo de atividade que o indivíduo pratica no seu dia a dia. A alimentação também deve ser rica alimentos anti-inflamatórios, como laranja, goiaba e atum. Veja mais dicas em como a alimentação pode melhorar a artrite.

Quem tem artrite ou artrose pode se aposentar?

Dependendo do tipo de atividade laboral que o indivíduo realiza diariamente em seu posto de trabalho e da articulação que está lesionada, a pessoa poderá ser afastada do trabalho para realizar um tratamento e em alguns casos pode até mesmo pedir a aposentadoria antes da data prevista legalmente pela incapacidade de realizar sua função por motivos de saúde.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...