Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Articulações de charcot

A doença articular neuropática ou artropatia neuropática, conhecida também por articulações de Charcot, pode ocorrer após uma lesão nervosa que comprometa a capacidade de perceber a dor originária de uma articulação.

A doença esconde os sintomas relacionados às lesões e as fraturas mínimas, até que o dano acumulado destrói a articulação de forma permanente.

Problemas de saúde como o diabetes, as doenças da coluna vertebral e a sífilis podem lesar os nervos que transmitem os impulsos sensoriais até as articulações.

Sintomas

Rigidez articular e a presença de líquido na articulação, que é menos dolorosa do que seria de se esperar, considerando-se o grau de lesão articular.

A articulação torna-se inchada e deformada devido ao excesso de líquido e de novos crescimentos ósseos, sendo comum emitir um som áspero, de atrito, ao se mover a articulação.

Nos estágios iniciais, a doença pode ser confundida com a osteoartrite, a articulação mais afetada normalmente é a do joelho, mas nos indivíduos com diabetes é o pé.

Tratamento

O tratamento da doença neurológica subjacente pode retardar ou mesmo reverter a destruição articular.

O diagnóstico, a imobilização de fraturas indolores e o uso de talas para articulações instáveis podem auxiliar na interrupção ou na minimização da lesão articular.

As articulações dos quadris e dos joelhos podem ser substituídas cirurgicamente por próteses articulares quando a doença neurológica não estiver evoluindo.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...