Artemísia: para que serve (e como fazer o chá)

Atualizado em janeiro 2024
Evidência científica

Artemísia é uma planta medicinal, da espécie Artemisia vulgaris, indicada para auxiliar no tratamento de menstruação irregular, cólicas menstruais ou ansiedade, pois tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antiespasmódicas e antissépticas.

As partes normalmente utilizadas da artemísia, que também é popularmente conhecida como camomila-do-campo, erva-de-fogo, rainha-das-ervas, são as folhas e as flores, para o preparo do chá ou compressas.

A artemísia pode ser comprada em ervanários, lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação, e deve ser usada com orientação de um médico ou fitoterapeuta, pois seu uso pode causar convulsões, reações alérgicas ou até aborto se usada durante a gravidez.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A artemísia é indicada para auxiliar no tratamento de:

  • Febre ou asma;
  • Má digestão ou dor de estômago;
  • Cólica intestinal ou vermes intestinais;
  • Doenças do fígado ou da vesícula biliar;
  • Dor muscular ou reumatismo;
  • Dor de cabeça ou enxaqueca;
  • Irritabilidade, depressão, ansiedade ou estresse;
  • Insônia ou fadiga crônica;
  • Feridas na pele;
  • Epilepsia.

Além disso, a artemísia possui propriedades estimulantes para o útero, o que pode ajudar a estimular o fluxo menstrual, regular a menstruação ou aliviar cólicas.

Alguns estudos [1,2] mostram que a artemísia possui substâncias com ação anti-inflamatória, como a artemisinina e a cardamonina, que ajudam a reduzir a inflamação causada pela doença de Crohn, o que pode ajudar a melhorar o humor e a qualidade de vida de pessoas com essa doença. No entanto, ainda são necessários mais estudos que comprovem esse benefício.

Embora tenha muitos benefícios, esta planta medicinal não deve substituir o tratamento médico e nem ser utilizada sem que tenha sido orientada pelo médico ou profissional de saúde com experiência com o uso de plantas medicinais.

Propriedades da artemísia

A artemísia tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antiespasmódicas, antissépticas, antimaláricas, vermífugas, anti hipertensivas e protetoras do fígado, devido a presença de flavonoides, sesquiterpenos e ácidos fenólicos, na sua composição.

Leia também: Losna: para que serve e como usar tuasaude.com/losna

Como usar

As partes normalmente utilizadas da artemísia são as flores ou as folhas de onde são extraídas as substâncias ativas com propriedades medicinais.

1. Chá de artemísia

O chá de artemísia pode ser preparado com as flores ou as folhas dessa planta, para auxiliar no tratamento de má digestão, febre, cólica menstrual ou intestinal, dor de cabeça, ou ansiedade, por exemplo.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de folhas secas de artemísia;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Colocar as folhas da artemísia na água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar, esperar amornar e beber de 2 a 3 xícaras por dia.

Leia também: 15 remédios caseiros para má digestão tuasaude.com/remedio-caseiro-para-ma-digestao

2. Compressa de artemísia

A compressa de artemísia pode ser usada para aplicar sobre a pele com ferida ou irritação, mas não deve ser usada sobre feridas abertas ou sangrando.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de flores de artemísia;
  • 500 mL de água.

Modo de preparo

Colocar as flores de artemísia e a água para ferver por 1 minuto. Tapar e deixar repousar por cerca de 15 minutos. Em seguida, esperar amornar e aplicar na área da pele afetada, utilizando uma gaze estéril ou um pano limpo e seco, de 1 a 3 vezes por dia.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o uso da artemísia são excitação do sistema nervoso central, vasodilatação, convulsões, problemas no fígado e nos rins, e problemas mentais e psíquicos.

Além disso, a artemísia pode causar aborto em mulheres grávidas.

A artemísia também pode causar reações alérgicas, com sintomas relacionados à sinusite, espirros, além de poder causar dermatite ou formação de bolhas na pele.

Por isso, é importante que o uso da artemísia seja feito sob orientação do médico ou do fitoterapeuta.

Quem não deve usar

A artemísia não deve ser usado por gestantes, uma vez que pode provocar contrações uterinas, e causar aborto. Essa planta também não deve ser usada por mulheres em amamentação. Veja outras plantas medicinais contraindicadas na gestação.

Além disso, essa planta não deve ser usada por pessoas que tenham alergia à artemísia ou ambrósia, crisântemo, malmequer, margarida, girassol, bétula, aipo, cenoura, mostarda branca, mel, geleia real, avelã, azeitona, látex, pêssego, maçã, kiwi, sálvia, salsão ou tabaco.

Vídeos relacionados