Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Aromaterapia para combater o Estresse e a Insônia na gravidez

Uma ótima forma de relaxar na gravidez é aproveitar os aromas dos óleos essenciais porque certos cheiros promovem o relaxamento do corpo e da mente, combatendo o estresse que é tão prejudicial para a mãe e para o bebê, e a conseguir uma boa noite de sono.

Apesar de parecer inofensivo, a aromaterapia só é aconselhada à partir das 12 semanas de gestação, porque durante o primeiro trimestre os riscos de usar a aromaterapia durante este período são maiores. Indicamos aqui 3 óleos que podem ser usados com segurança: 

1. Escalda pés com óleo essencial de camomila 

Aromaterapia para combater o Estresse e a Insônia na gravidez

O óleo essencial de camomila tem ação calmante, causando uma sensação de relaxamento na grávida. Ele também pode ser usado em caso de insônia, pois acalma e relaxa o organismo, proporcionando uma melhor qualidade de sono.

Ingredientes

  • 3 gotas de óleo essencial de camomila
  • 1 litro de água
  • meio copo de sal grosso

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e depois de fervida, colocar em uma bacia e adicionar o óleo essencial de camomila e o sal grosso. A seguir, quando a água estiver morna colocar os pés dentro da bacia e aproveitar para ir inalando o vapor que sai da bacia, por no mínimo 10 minutos.

Deve-se aproveitar para ler um livro com temas que tragam paz e tranquilidade e focar na respiração, prestando atenção na entrada e na saída do ar dos pulmões. 

2. Acender uma vela aromática

Aromaterapia para combater o Estresse e a Insônia na gravidez

Uma outra boa forma de melhorar a qualidade do sono, evitando acordar muitas vezes durante a noite, é promover um ambiente tranquilo para dormir melhor.

Uma boa estratégia é acender uma vela aromática, com óleo essencial de lavanda, porque ela possui propriedades calmantes e relaxantes, sendo eficazes não só contra o estresse mas também contra a insônia. Se não encontrar um vela aromática de lavanda, poderá aproveitar seus benefícios de outra forma:

Ingredientes

  • 5 gotas de óleo essencial de alfazema
  • 1 bacia de 1 litro de água fervente

Modo de preparo

Adicionar as gotas do óleo essencial de alfazema na água quente da bacia e deixar ao lado da cama. Enquanto o vapor da água estiver saindo o aroma da alfazema será mais intenso, e irá facilitar pegar no sono mais rápido. 

3. Massagem com óleo essencial de flor-de-laranjeira 

Aromaterapia para combater o Estresse e a Insônia na gravidez

O óleo essencial de flor-de-laranjeira também tem ação calmante e relaxante, ajudando no tratamento do estresse ou da insônia. Uma boa forma de aproveitar seus benefícios é adicionar num frasco de creme hidratante de sua preferência. Caso aprecie mais uma massagem com óleo poderá misturar óleo de amêndoa doce sem aroma, com o óleo de flor-de-laranjeira.

Ingredientes

  • 10 gotas do óleo essencial de flor-de-laranjeira
  • 100 ml de creme hidratante sem aroma ou 100 ml de óleo de amêndoa doce 

Modo de preparo

Basta misturar os ingredientes muito bem e depois usar para aplicar em todo corpo depois do banho. 

Os óleos essenciais podem ser encontrados em lojas de produtos naturais, algumas farmácias, e também podem ser comprados pela internet. 

Mas além de adotar essas estratégias também é importante evitar as preocupações e as fontes de estresse para conseguir colocar os pensamentos em ordem e se preparar para a chegada do bebê. Anotar num papel tudo o que precisa resolver para a chegada do bebês pode ser uma boa estratégia para agir sem perder tempo. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...