O carcinoma papilar da tireoide é um tipo de câncer que se desenvolve nas células da glândula tireoide. É o tipo mais comum de câncer de tireoide e geralmente aparece como um nódulo ou caroço na região do pescoço.
Além disso, outros sintomas do carcinoma papilar da tireoide podem ser inchaço no pescoço, rouquidão, dificuldade para engolir, tosse persistente e, em casos mais graves, paralisia de uma corda vocal.
O tratamento do carcinoma papilar da tireoide deve ser indicado pelo oncologista e pode envolver cirurgia para remoção total ou parcial da tireoide, além de terapia com iodo radioativo e terapia hormonal com levotiroxina, após cirurgia.

Principais sintomas
Os principais sintomas de carcinoma papilar da tireoide são:
- Nódulos ou caroços na tireoide;
- Inchaço no pescoço;
- Rouquidão;
- Dificuldade para engolir;
- Tosse persistente;
- Dificuldade para respirar.
Além disso, em casos mais graves, pode haver paralisia de uma corda vocal.
No entanto, nem todo nódulo ou caroço na tireoide pode ser câncer. Conheça outras causas de nódulo na tireoide.
Possíveis causas
O carcinoma papilar da tireoide é causado por uma mutação que afeta o crescimento e funcionamento das células da tireoide.
Fatores como histórico familiar de câncer de tireoide ou de neoplasia endócrina múltipla aumentam o risco de desenvolver o carcinoma papilar da tireoide.
Além disso, esse tipo de câncer é mais comum em mulheres e pode estar ligado à ação dos hormônios femininos, como o estrogênio.
A deficiência de iodo na alimentação pode afetar o funcionamento da tireoide e, em alguns casos, estar associada ao surgimento de nódulos e tumores, assim como o tabagismo e consumo de álcool.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico de carcinoma papilar da tireoide é feito inicialmente pelo endocrinologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exames físicos e de imagem, como a ultrassonografia da glândula tireoide.
Geralmente, a pessoa é encaminhada para o oncologista, onde o médico também pode pedir uma tomografia computadorizada ou uma ressonância magnética para avaliar melhor o tamanho e a localização do tumor.
Se houver suspeita de que o câncer já afetou a voz ou as vias aéreas, pode ser feita uma laringoscopia, um exame com uma câmera fina que observa as cordas vocais e pode mostrar se alguma delas está paralisada.
Além disso, pode ser solicitada uma punção aspirativa com agulha fina, conhecida como biópsia da tireoide, que retira uma pequena amostra do nódulo para verificar se ele é realmente canceroso.
Em alguns casos, a remoção cirúrgica do nódulo também pode ser usada como forma de diagnóstico e para avaliar a extensão da doença.
Como é feito o tratamento
O tratamento do carcinoma papilar da tireoide pode envolver:
1. Cirurgia
A cirurgia para o carcinoma papilar da tireoide consiste na remoção parcial ou total da tireoide. Tumores acima de 1 cm geralmente exigem remoção total, chamada de tireoidectomia, já em casos de tumores menores podem ser tratados com cirurgia parcial , chamada de lobectomia.
Leia também: Cirurgia de tireoide: como é feita, tipos e recuperação tuasaude.com/cirurgia-de-tireoide2. Iodo radioativo
O iodo radioativo é um medicamento em forma de cápsula ou líquido que destrói células da tireoide usando radiação, normalmente indicado após a cirurgia para eliminar restos de tecido da tireoide.
3. Terapia hormonal
Após a remoção da tireoide, é necessária a terapia hormonal, como a levotiroxina, medicamento que repõe os hormônios tireoidianos e reduz os níveis de TSH, ajudando a prevenir a recorrência do câncer.
4. Terapia alvo
A terapia alvo é um tipo de tratamento que usa medicamentos específicos, como sorafenibe, lenvatinibe, selpercatinibe, larotrectinibe, para combater as células tumorais, quando o câncer não responde ao iodo.
5. Quimioterapia
A quimioterapia é feita com medicamentos capazes de eliminar ou bloquear o crescimento das células do tumor, geralmente é indicada quando o câncer é muito avançado, se espalhou para outros órgãos e não responde ao iodo radioativo nem às terapias-alvo. Entenda o que é a quimioterapia.
6. Ablação térmica por ultrassom
A ablação térmica por ultrassom é uma técnica minimamente invasiva que destrói o tumor utilizando calor. Pode ser usada quando a cirurgia não é possível, no entanto, ainda não é um tratamento muito utilizado e só serve em casos específicos.
O carcinoma papilar da tireoide tem cura?
O carcinoma papilar da tireoide, tipo mais comum de câncer da tireoide, geralmente tem cura, principalmente quando identificado nos estágios iniciais.
Fatores como idade, tumores pequenos e ausência de metástases, quando o câncer se espalha para outras partes do corpo, contribuem para melhores respostas ao tratamento e cura.