Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Apneia: o que é, principais causas e como tratar

O termo apneia refere-se à parada momentânea da respiração devido à obstrução do fluxo de ar para os pulmões que pode acontecer devido a doenças pulmonares, excesso de peso, obstrução nasal e a fatores genéticos, por exemplo.

A apneia é normalmente percebida durante o sono, sendo denominada apneia do sono, em que a pessoa deixa de respirar por alguns segundos ou apresenta respiração muito superficial, o que dá origem aos roncos e torna o sono pouco relaxante. Saiba reconhecer os sintomas de apneia do sono.

Apneia: o que é, principais causas e como tratar

Principais causas de apneia

A apneia acontece devido à desregulação do músculo da faringe, o faz com que seja difícil a chegada do ar aos pulmões. Essa alteração da faringe pode ter diversas causas, sendo as principais:

  • Aumento excessivo das amígdalas ou adenoide;
  • Excesso de peso;
  • Obstrução nasal;
  • Doenças pulmonares;
  • Meningite;
  • Overdose;
  • Problemas cardíacos;
  • Genética.

Além disso, alguns fatores podem aumentar o risco da pessoa ter apneia, sendo os principais o consumo de álcool, uso de cigarro e refluxo gastroesofágico.

Como é feito o tratamento

O tratamento para apneia deve ser feito de acordo com a causa, sendo normalmente aconselhada mudança nos hábitos de vida, como por exemplo deixar de fumar ou ingerir bebidas alcoólicas, além de praticar atividades que combatam a obesidade. Além disso, caso a apneia seja causada pelo aumento das amígdalas ou adenoide, pode ser recomendada a remoção por meio de um procedimento cirúrgico.

Em alguns casos, pode ser necessário usar máscara de oxigênio para favorecer a chegada do ar nos pulmões e facilitar a respiração. Entenda como é feito o tratamento para apneia.


Bibliografia

  • CARDEAL, Marina; PRADO, Gilmar F. Apneia central. Rev. Neurociências. Vol 10. 3 ed; 125-128, 2002
  • TELESSAÚDE - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono. Link: <www.ufrgs.br>. Acesso em 25 Jun 2019
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem