Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Anorexia alcoólica: o que é, como identificar e tratamento

A anorexia alcoólica, também conhecida como drunkorexia, é um distúrbio alimentar no qual a pessoa ingere de bebidas alcoólicas no lugar de alimentos, com o objetivo de diminuir a quantidade de calorias ingeridas e, assim, emagrecer.

Este distúrbio alimentar pode levar ao surgimento da anorexia comum ou da bulimia, com a diferença de que neste caso a pessoa toma bebidas alcoólicas para diminuir a sensação de fome e para causar náusea e enjoo, restringindo a quantidade de alimentos que consegue comer.

Além disso, como as bebidas alcoólicas são um inibidor do sistema nervoso central acabam suprimindo também a angústia por estar insatisfeito com a própria aparência, funcionando nestes caso como uma ‘válvula de escape’ para os sentimentos.

Anorexia alcoólica: o que é, como identificar e tratamento

Como identificar

Além de uma aparência magra demais, existem outros sintomas específicos que servem como indícios para presença desta síndrome alimentar. Assim, é comum que a pessoa com anorexia alcoólica possa:

  • Olhar no espelho e ver-se gorda ou reclamar constantemente do peso; 
  • Recusar comer por medo de engordar ou ter um medo constante em ganhar peso;
  • Ter pouco ou nenhum apetite;
  • Ter muito baixa autoestima e facilmente fazer piadas negativas sobre o seu corpo;
  • Comer pouco ou nada e bebe muitas bebidas alcoólicas, estando muitas vezes bêbada; 
  • Apresentar dependência de bebidas alcoólicas;
  • Estar sempre de dieta ou contar as calorias dos alimentos que come; 
  • Tomar remédios ou suplementos para emagrecer embora não precise, como diuréticos e laxantes;
  • Fazer regularmente atividade física sempre com a intensão de perder peso, e não de ficar em forma ou de ganhar massa muscular.

Todos estes fatores são indícios de que algo pode estar errado, sendo nestes casos recomendado que a pessoa seja vista por um especialista. Quem sofre com este tipo de síndromes alimentares tem tendência para tentar esconder o problema e, por isso, nem sempre é fácil identificar os sinais de alerta logo no início.

Muitas vezes, a anorexia alcoólica está também muitas vezes associada à bulimia, um outro distúrbio alimentar que também conduz à magreza extrema. Conheça as principais diferenças entre estas doenças.

O que pode causar esta síndrome

Os fatores que podem levar ao aparecimento da anorexia alcoólica podem ser vários, e incluem principalmente: 

  • Ter um trabalho estressante ou foco no corpo: como acontece nas carreiras de modelo; 
  • Sofrer de depressão ou ansiedade: causam tristeza profunda, medos e inseguranças constantes que podem levar ao surgimento de distúrbios alimentares;
  • Sofrer pressão da família e de amigos para perder peso. 

Estas são algumas das principais causas responsáveis pelo surgimento da maioria dos distúrbios alimentares, podendo no entanto existir outros, pois as verdadeiras causas podem variar de pessoa para pessoa. 

Como é feito o tratamento

O tratamento para anorexia alcoólica inclui terapia para acabar com a dependência nas bebidas alcoólicas e para melhorar o comportamento em relação à alimentação e à aceitação do corpo. Em alguns casos, pode também ser necessária a ingestão de suplementos alimentares para suprir a carência de nutrientes do corpo.

Além disso, é também muitas vezes necessário fazer um tratamento da depressão e ansiedade, que podem também estar presentes. 

Em casos mais graves, a doença evolui pode evoluir para anoxia grave ou bulimia, e nestes casos o tratamento pode ter de ser realizado em hospital ou clínicas especializadas em transtornos alimentares, pois é necessário o internamento para que um acompanhamento médico 24 horas por dia. 

O tratamento deve sempre ser complementado com sessões de terapia com um psicólogo, pois apenas com essa ajuda é que pessoa consegue curar a síndrome, aprendendo a gostar da sua aparência e a ver o seu corpo como ele realmente é.  

Durante esta etapa, o apoio de familiares e amigos é muito importante, pois o tratamento desta doença pode durar meses ou anos, sendo muitas vezes recomendada a integração em grupos de apoio como os Alcoólicos Anônimos por exemplo. 

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem