Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Amnésia Psicogênica: o que é, por que acontece e como tratar

A amnésia psicogênica corresponde à perda de memória temporária em que a pessoa esquece de trechos de acontecimentos traumáticos, como acidentes aéreos, assaltos, estupro e perda inesperada de uma pessoa próxima, por exemplo.

As pessoas que possuem amnésia psicogênica podem ter dificuldade para recordar fatos recentes ou que tenham acontecido antes do trauma. No entanto, isso pode ser solucionado por meio de sessões de psicoterapia, em que o psicólogo ajuda a pessoa a recuperar o equilíbrio emocional, além de ajudá-la a lembrar aos poucos dos acontecimentos.

Amnésia Psicogênica: o que é, por que acontece e como tratar

Por que acontece

A amnésia psicogênica surge como um mecanismo de defesa do cérebro, uma vez que a lembrança dos eventos traumáticos pode desencadear sensações fortes de dor e sofrimento.

Sendo assim, após acontecimentos que possam trazer consequências emocionais e psicológicas, como acidentes, assalto, estupro, perda de amigo ou parente próximo, por exemplo, é possível que aconteça um bloqueio desse acontecimento, de modo que a pessoa não lembra do que aconteceu, o que em muitos casos pode ser bastante desgastante e angustiante.

Como tratar

Como não está associada a nenhum tipo de lesão cerebral, a amnésia psicogênica pode ser tratada com sessões de psicoterapia, em que o psicologo ajuda a pessoa a diminuir o nível de estresse causado pelo trauma e recuperar o equilíbrio emocional, além de ajudar a pessoa a lembrar, aos poucos, do que aconteceu.

Normalmente a amnésia psicogênica desaparece depois de alguns dias, sendo importante para isso que a memória seja estimulada diariamente com o uso de fotos ou objetos que possam estar associados ao acontecimento esquecido.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem