Alimentos ricos em oxalatos

Atualizado em fevereiro 2024

O oxalato, ou ácido oxálico, é uma substância encontrada em muitos vegetais, leguminosas, cereais e frutas como espinafre, beterraba, carambola, linhaça e cacau, e que não é digerida pelo organismo, sendo naturalmente eliminada pela urina.

No entanto, quando consumido em excesso, o oxalato favorece a formação de pedra nos rins, especialmente em pessoas que já têm essa condição ou com maiores chances de desenvolver esse problema, como nos casos de alteração na função dos rins, baixa ingestão de água ou consumo excessivo de sal.

Além disso, a ingestão excessiva de oxalato também dificulta a absorção de minerais como cálcio, zinco e magnésio. Por isso, é recomendado consumir os alimentos ricos em oxalato com moderação, para evitar a deficiência desses nutrientes.

Imagem ilustrativa número 3

Lista de alimentos ricos em oxalatos

A tabela a seguir traz a quantidade de oxalato em 100 g de alguns alimentos:

Alimento

Quantidade de oxalatos em 100 g de alimento

Espinafre cru

650 mg

Ruibarbo cru

748 mg

Beterraba

675 mg

Carambola

730 mg

Cacau em pó

623 mg

Broto de bambu

462 mg

Amêndoa assada

469 mg

Castanha-de-caju torrada

262 mg

Avelã crua

222 mg

Nozes cruas

74 mg

Amendoim torrado

140mg

Pistache assado

49 mg

Feijão branco cozido

78 mg

Feijão preto cozido

72 mg

Soja cozida

56 mg

Farinha de trigo sarraceno

269 mg

Farinha de soja

183 mg

Cevada

56 mg

Farinha de trigo integral

67 mg

Milho

54 mg

Pessoas que têm pedras nos rins ou que apresentam maiores possibilidades de desenvolver esse problema, devem consumir até 50 mg de oxalato por dia, o que corresponde a uma colher de sopa de beterraba por dia ou 80 g de molho de tomate, por exemplo.

Além disso, a ingestão máxima recomendada de oxalato deve ser abaixo de 1500 mg, já que o consumo acima desta quantidade pode ser fatal.

Como diminuir o oxalato dos alimentos

Para diminuir a quantidade de oxalato dos alimentos é recomendado escaldar os vegetais rapidamente com água quente, dispensando essa água, por exemplo.

Outro método para diminuir o oxalato dos alimentos é deixar os cereais, como quinoa e amaranto, e as leguminosas, como feijão, grão-de-bico e soja, de molho em água por 10 a 12 horas e, depois, descartar essa água antes de cozinhar ou assar.

Conheça um pouco mais sobre os oxalatos no vídeo a seguir:

Vídeos relacionados