Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentos ricos em asparagina

Os alimentos ricos em asparagina são principalmente alimentos ricos em proteína, como o ovo ou a carne. A asparagina é um aminoácido não-essencial que é produzido em quantidades suficientes pelo organismo e que, por isso, não precisa ser ingerido através dos alimentos.

Uma das funções da asparagina é manter as células do sistema nervoso saudáveis e contribuir para a formação e manutenção de ossos, pele, unha ou cabelo, por exemplo. Além disso, a asparagina também serve para formar dentro do organismo novas proteínas de acordo com a necessidade do organismo em cada momento.

Alimentos ricos em asparagina

Lista de alimentos mais ricos

Os alimentos mais ricos em asparagina são o ovo, a carne, o leite, o queijo, os iogurtes e o peixe. Outros alimentos que têm asparagina são:

  • Marisco;
  • Aspargos;
  • Batatas;
  • Nozes;
  • Sementes e leguminosas.

Como o organismo consegue produzir o aminoácido asparagina, não é necessário a preocupação com a ingestão alimentar através da dieta.

Para que serve a asparagina

As principais funções da asparagina são ajudar no correto funcionamento das células do cérebro e no sistema nervoso central.

A asparagina é um aminoácido produzido pelas células saudáveis do organismo e, por isso, as células cancerígenas não são capazes de produzir este aminoácido, mas se alimenta dele. Por isso uma terapia alternativa para o tratamento da leucemia é utilizar a asparaginase injetável que é uma enzima que destrói a asparagina dos alimentos, impedindo assim que as células do câncer ganhem força e continuem se desenvolvendo utilizando a asparagina como fonte de energia.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...