6 alimentos que prendem o intestino

Atualizado em abril 2023

Os alimentos que ajudam a prender o intestino, como a maçã e a pera sem casca e a banana verde cozida, contêm fibras solúveis que aumentam o tempo de digestão dos alimentos, diminuindo as evacuações.

Além disso, a cenoura cozida sem casca e o pão branco também são alimentos com poucas fibras e de fácil digestão, ajudando a regular o intestino e evitando a diarreia.

Os alimentos que prendem o intestino não devem ser consumidos por quem tem prisão de ventre e, neste caso, os alimentos indicados são os laxativos como aveia, mamão ou brócolis, por exemplo. Confira a lista completa de alimentos laxantes.

Imagem ilustrativa número 1

Principais alimentos

Alguns alimentos que ajudam a prender o intestino são:

1. Banana verde cozida

A banana verde cozida contém fibras solúveis que prolongam o tempo de digestão dos alimentos, ajudando a prender o intestino e diminuir a diarreia. Conheça todos os benefícios da banana verde.

Além disso, a banana verde é rica em potássio, um mineral fundamental para manter as funções básicas do organismo e que é eliminado durante as crises de diarreia.

2. Maçã cozida

A maçã cozida sem casca é uma excelente opção para prender o intestino, porque essa versão contém menos fibras que a fruta com casca. Além disso, a maçã também contém pectina, um tipo de fibra solúvel que aumenta o tempo de digestão dos alimentos, diminuindo a velocidade de movimentos do intestino.

Para fazer essa fruta, deve-se lavar, descascar e cortar 1 maçã em quatro pedaços. Colocar a maçã em uma panela com 1 xícara de chá de água e cozinhar por 10 minutos.

3. Cenoura cozida

A cenoura cozida sem casca ajuda a prender o intestino, porque contém menos fibras que a versão com casca, além de possuir fibras solúveis que ajudam a prolongar o tempo de digestão, diminuindo as evacuações.

Para preparar esse legume, deve-se lavar bem, descascar e cortar 1 cenoura em rodelas. Colocar a cenoura com 1 xícara de chá de água em uma panela e cozinhar até a cenoura ficar bem macia.

4. Caldo de arroz

O caldo de arroz é uma ótima opção para prender o intestino, porque é pobre em fibras além de possuir um efeito agregador no intestino, resultando em fezes mais firmes.

Além disso, o caldo de arroz também fornece líquidos para o corpo, ajudando a evitar a desidratação durante a diarreia. Veja como preparar o caldo de arroz para prender o intestino.

5. Pera cozida

A pera cozida e sem casca ajuda a prender o intestino pois contém boas quantidades de fibras solúveis que fazem com que os alimentos se movam mais lentamente no intestino, controlando o volume das evacuações.

Além disso, a pera é uma fruta rica em água, ajudando a hidratar o corpo em casos de diarreia e intestino solto.

Para preparar essa fruta, basta lavar bem, descascar e cortar 1 pera em fatias. Numa panela, colocar a pera com 1 xícara de chá de água e cozinhar até ficar bem macia.

6. Pão branco

O pão branco é um tipo de carboidrato pobre em fibras e de fácil digestão e, por isso, ajuda a prender o intestino quando se tem diarreia ou intestino solto.

Uma boa opção para comer pães brancos é fazer torrada com o pão de sal ou pão francês, por exemplo, mas é importante evitar manteiga ou margarina para não se ter o efeito contrário.

Receita para prender o intestino

Imagem ilustrativa número 4

Uma receita rápida, saborosa e fácil com alimentos que prendem o intestino é o suco de maçã com cenoura:

Suco de maçã com cenoura

Ingredientes:

  • 1 maçã s/ casca cozida;
  • 1/2 cenoura s/ casca cozida;
  • 1 xícara de chá de água.

Modo de preparo:

Picar a cenoura e a maçã cozidas e colocá-las em um liquidificador com a água, batendo até ficar uma mistura bem homogênea. Transferir para um copo e beber.

Veja outras dicas do que comer para prender o intestino:

Vídeos relacionados