Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentos que emagrecem

Existem alimentos que emagrecem nos 3 grupos de nutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras. Em geral, para um alimento ajudar a emagrecer ele deve ter propriedade como conter menos calorias, possuir mais fibras e dar mais saciedade, melhorando o trânsito intestinal e deixando a fome longe por mais tempo.

Dentre esses alimentos estão a aveia, as castanhas e os peixes, por exemplo, além de ser importante consumir frutas e verduras para aumentar o teor de fibras e de vitaminas e minerais da dieta.

Alimentos ricos em Carboidratos que emagrecem

Alimentos que emagrecem

Os alimentos que são compostos principalmente por carboidratos, mas que ajudam a emagrecer são ricos em fibras, como é o caso do arroz integral, pão integral, aveia, farelo de aveia e frutas e verduras em geral.

Esses alimentos devem substituir fontes de carboidratos simples, como pão branco, arroz branco, farofa, tapioca e cereais matinais, que normalmente são ricos em açúcar e possuem um alto índice glicêmico, favorecendo a produção de gordura no organismo.

Alimentos ricos em Proteínas que emagrecem

Alimentos que emagrecem

Os alimentos que são ricos em proteínas dão uma maior saciedade, pois a digestão da proteína é mais demorada, o que deixa a fome longe por mais tempo. As melhores fontes de proteínas são ovos, iogurtes naturais, queijos e carnes magras como peito de frango, peixes em geral, bisteca e lombo de porco e cortes de carne bovina como músculo, maminha, patinho, coxão mole, coxão duro, filé mignon e lagarto.

Além de preferir os cortes magros, também é importante evitar preparar as carnes com excesso de óleo, fritura ou molhos calóricos, como o molho de 4 queijos. Veja dicas para manter a dieta no churrasco.

Alimentos ricos em Gorduras que emagrecem

Alimentos que emagrecem

Apesar de a gordura ser o nutriente mais calórico, o consumo de gorduras boas ajuda a reduzir a inflamação no organismo, dar mais saciedade e auxilia na perda de peso. Essas gorduras estão presentes em alimentos como azeite, castanhas, amendoins, nozes, amêndoas, abacate e sementes, como chia e linhaça.

Esses alimentos podem ser incluídos nos lanches, em vitaminas, na preparação de carnes, massas e arroz, e incluídos em receitas como bolos e tortas. As sementes também podem ser adicionadas em iogurtes ou vitaminas, e os frutos secos, como castanha e amêndoas, podem ser triturados para que suas farinhas sejam incluídas em receitas salgadas. Saiba como consumir os frutos secos sem engordar.

É importante lembrar que além de consumir os alimentos que emagrecem, deve-se praticar exercícios físicos pelo menos 3 vezes por semana, para acelerar o metabolismo e estimular a perda de gordura.

Se você tem dificuldade para controlar a fome, veja o que pode fazer para diminuir o apetite no vídeo a seguir:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...