Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentação para fibrose cística

A alimentação para fibrose cística envolve a ingestão de uma dieta com muitas calorias e o uso de enzimas para facilitar a digestão pois nesta doença o paciente tem os sucos digestivos mais espessos e não consegue fazer bem a digestão.

Além disso, é importante a suplementação em ômega 3 para ajudar a reduzir a inflamação e a suplementação em vitaminas lipossolúveis como a vitamina A, E, D e K, porque como é mais difícil fazer a digestão das gorduras, essas vitaminas podem não ser absorvidas corretamente e o paciente fica com carências vitamínicas.

Por isso, o acompanhamento de um nutricionista é fundamental para calcular as calorias que cada indivíduo necessita e os nutrientes necessários para manter o corpo saudável, assim como indicar as quantidades e a melhor suplementação a se fazer.

Alimentos para fibrose císticaAlimentos para fibrose cística
Outros alimentos para fibrose císticaOutros alimentos para fibrose cística

Alimentos para fibrose cística

Os alimentos para fibrose cística são alimentos de fácil digestão como:

  • Abóbora, cenoura, couve, alface, tomate, repolho roxo, beringela, beterraba;
  • Maçã, pera, banana, manga, laranja, kiwi, morango, melancia;
  • Carnes brancas, peixe ou ovo;
  • Cereais integrais;
  • Ervilhas, feijão, milho, grão-de-bico;
  • Iogurte e queijo branco.

Além de consumir estes alimentos também é muito importante, evitar frituras, e ingerir 2 a 3 litros de líquidos por dia, como água, sucos de fruta, água de coco ou chás sem açúcar.

Saiba mais sobre como viver com esta doença em Fibrose cística e Tratamento para fibrose cística.

Outro dado importante que deve ser considerado é que normalmente o paciente com fibrose cística desenvolve intolerância à lactose, e nesses casos deve-se retirar o leite de vaca e substituir por outras bebidas como a de soja, de aveia ou de arroz. Porém o leite de vaca sem lactose também pode ser uma alternativa.  

Mais sobre este assunto:
Carregando
...