Algodoeiro: para que serve e como usar

Atualizado em fevereiro 2021
Evidência científica

O algodoeiro é uma planta, conhecida cientificamente por Gossypium herbaceum, que tem propriedades antidepressivas, anti-inflamatórias, antioxidantes, antidiabéticas, analgésicas, ação antimicrobiana, hemostática e estimulante da cicatrização, sendo usado no alívio de dores, na cicatrização de feridas e no combate ao reumatismo.

No entanto, o algodoeiro, no homem, pode diminuir a quantidade de espermatozoides produzidos, assim como afetar a fertilidade da mulher. Por esse motivo, esta planta não deve ser utilizada sem orientação de um profissional de saúde, especialmente durante a gravidez, uma vez que pode provocar malformações no bebê.

O algodoeiro pode ser consumido através das suas folhas, em forma de chá ou de tintura e, o seu consumo deve ser para complementar o tratamento indicado pelo médico.

Imagem ilustrativa número 1

Os principais benefícios do algodoeiro são:

1. Ajuda a aliviar dores

O algodoeiro tem propriedades analgésicas, podendo ser útil no alívio da dor de cabeça, de estômago ou dores articulares, e, anti-inflamatórias, diminuindo a inflamação, na articulação, o que ajuda a reduzir a dor sentida e o desconforto.

2. Favorece a cicatrização de feridas

Devido às suas propriedades, o algodoeiro pode ser usado para promover a cicatrização de feridas, uma vez que é anti-inflamatório, permitindo reduzir o inchaço e a vermelhidão no local da ferida. 

Além disso, o algodoeiro tem propriedades antimicrobianas que permitem que a ferida não fique infectada, sendo mais fácil de tratar e, como é um hemostático natural, ajuda a parar a hemorragia, acelerando o processo de cicatrização.

3. Regula os níveis de açúcar no sangue

O algodoeiro ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue porque é capaz de aumentar a produção de insulina, que é o hormônio produzido no pâncreas quando a quantidade de açúcar circulante é muito elevada e que é responsável por tirar o açúcar do sangue para o interior das células. Assim, ao aumentar os níveis de insulina, é possível controlar a glicemia.  Além disso, alguns estudos indicam que o algodoeiro também é antidiabético, ajudando na prevenção do  aparecimento da diabetes.

Imagem ilustrativa número 2

4. Combate o reumatismo

O algodoeiro possui propriedade anti reumática e anti-inflamatória, podendo ser usada para ajudar no tratamento de doenças reumáticas, como artrite reumatoide e espondilite anquilosante, já que ajuda a diminuir os sinais de inflamação, como dor e inchaço nas articulações, diminuindo a restrição dos movimentos.

Além disso, devido à sua propriedade anti-inflamatória permite diminuir a inflamação nos ossos e articulações, reduzindo o inchaço e a dor.

5. Previne doenças cardíacas

O algodoeiro pode prevenir doenças cardíacas uma vez que contém flavonoides, com propriedades antioxidantes, que regulam os níveis de colesterol ruim e de colesterol total, prevenindo a formação de placas de gordura nos vasos e promovendo uma adequada circulação do sangue.

6. Ajuda na depressão

O algodoeiro tem propriedades antidepressivas, que permitem aumentar a quantidade de neurotransmissores que melhoram o humor, podendo ser usado no tratamento da depressão ou ser consumido quando a pessoa se sente triste, reduzindo o sentimento de tristeza e vazio e dando uma sensação de bem-estar.

Imagem ilustrativa número 3

7. Aumenta a produção de leite materno

O algodoeiro, sob forma de tintura, é galactagogo, ou seja, estimula a produção de leite materno pelas glândulas mamárias, podendo ser utilizado pelas mães para estimular e aumentar a produção de leite materno durante a amamentação. Saiba mais sobre a tintura de algodoeiro.

Como fazer o chá das folhas de algodoeiro

Imagem ilustrativa número 4

O chá de algodoeiro é uma excelente forma de  obter todos os benefícios do algodoeiro.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de folhas de algodoeiro;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Colocar duas colheres de sopa de folhas de algodoeiro em um litro de água, deixando ferver por 10 minutos, coar e beber morno até 3 vezes ao dia.

Possíveis efeitos colaterais

Um dos efeitos colaterais que o algodoeiro pode ter é a diminuição da produção de espermatozóides, no homem, reduzindo a sua fertilidade.

Por outro lado, o algodoeiro na mulher grávida pode provocar malformações no bebê e aborto espontâneo.

Quem não deve usar

O algodoeiro não deve ser consumido por mulher grávidas, uma vez que pode provocar malformações no bebê e, em alguns casos, aborto espontâneo.