Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alergia em crianças

A alergia é uma reação imune do organismo que ocorre sempre que o indivíduo inspira, ingere ou toca um alergênico (substância que lhe cause alergia). As crianças possuem maiores chances de desenvolver algum tipo de alergia que os adultos, especialmente as alergias alimentares, mas neste caso, à medida que o sistema digestivo amadurece a alergia pode ser naturalmente eliminada. As crianças costumam superar alergias ao leite, ovos e trigo a partir dos seis anos de idade, mas as alergias ao amendoim, castanha, peixe e frutos do mar, costumam durar toda a vida.

Sintomas de alergia em crianças

Os sintomas de alergia nas crianças podem ser:

  • Placas avermelhadas e inchadas no corpo;
  • Lábios e língua inchadas;
  • Dificuldade para respirar;
  • Diarreia;
  • Cólicas;
  • Gases;
  • Coceira no nariz;
  • Espirros frequentes;
  • Falta de ar.

Em caso de suspeita de alergia deve-se entrar em contato com o pediatra.

Diagnóstico da alergia em crianças

O diagnóstico da alergia em crianças pode ser feito através da exposição ao agente alergênico e observação do sintomas que a criança apresenta. Os médicos e os pais deverão observar atentamente qualquer sinal de alergia na criança e tentar identificar o que esteja causando a reação e então proceder aos testes para detectar as alergias, que podem ser através de análises ao sangue, os testes cutâneos (feito através da pele). Podem ser feito em idades tenras, mas é mais fidedigno após os 3 anos.

Por exemplo: se a criança acorda sempre com os olhos com muita remela (além do normal) ou se seus olhos ficam sempre avermelhados ou ligeiramente inchados deve-se observar se a criança possui algum tipo de alergia ao sabão em pó, amaciante da roupa ou ao tecido dos lençóis e cobertores, por exemplo.

Tratamento para alergia em crianças

O tratamento para alergia nas crianças consiste em evitar o contato com a substância que lhe causa alergia, e se houver alguma exposição acidental, o médico poderá indicar a ingestão de um anti-histamínico para aliviar os sintomas da alergia. Mas se a criança apresentar sintomas mais graves, como língua muito inchada e dificuldade para respirar, deve-se levá-la ao médico prontamente.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...