Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Alecrim pimenta: para que serve e como usar

Julho 2021

Alecrim-pimenta é uma planta medicinal conhecida pelas suas propriedades antissépticas e antimicrobianas, sendo por isso uma ótima opção para o tratamento de feridas e de problemas de pele como pé de atleta, impigens ou pano branco.

O seu nome científico é Lippia sidoides, e as suas folhas e flores podem ser usadas na preparação de chás, tinturas ou óleos essenciais. Esta planta medicinal pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou mercados livres.

Alecrim pimenta: para que serve e como usar

Para que serve o alecrim-pimenta

O alecrim pimenta possui propriedade antioxidante, antisséptica, anti-inflamatória, antimicrobiana e antifúngica, podendo ser usado no tratamento de diversos problemas, como:

  • Ajuda no tratamento de problemas de pele como pé de atleta, impigens, pano branco ou sarna por exemplo;
  • Elimina maus odores, ajudando a acabar com o cheiro a chulé e a suor;
  • Ajuda no tratamento de inflamações na boca e na garganta, tratando inclusive aftas.

Além disso, esta planta medicinal também pode ser usada no tratamento de problemas no couro cabeludo, como a caspa.

Como usar

Geralmente, são usadas as folhas e flores de alecrim-pimenta na preparação de chás e tinturas caseiras. Além disso, em mercados ou lojas de produtos naturais também pode ser encontrado à venda o óleo essencial desta planta medicinal.

Chá de Alecrim-pimenta

O chá desta planta possui uma ação antisséptica e anti-inflamatória, sendo por isso uma ótima opção para tratar inflamações na boca e na garganta, problemas de pele ou no couro cabeludo. Para preparar este chá vai precisar de:

  • Ingredientes: 1 colher de chá de folhas ou flores de Alecrim-pimenta;
  • Modo de preparo: colocar as folhas ou flores da planta numa xícara com água fervente e deixar repousar durante 10 a 15 minutos. Coar antes de beber.

É recomendado beber 2 a 3 xícaras deste chá por dia, conforme a necessidade.

Além disso, o chá ou tintura desta planta, quando diluídos podem ser usados para fazer gargarejos ou para aplicar diretamente sobre a pele ou couro cabeludo, facilitando o tratamento das impigens, pano branco ou da caspa, por exemplo.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto:

Carregando
...