Chá de agoniada: para que serve, como tomar e contra-indicações

Atualizado em julho 2020

A agoniada, também conhecida por agonia, arapuê ou jasmim-manga, é uma planta medicinal muito utilizada para aliviar as cólicas menstruais e regular o ciclo menstrual, mas também pode ser utilizada para tratar problemas respiratórios, como a asma e a bronquite, por exemplo, devido às suas propriedades anti-asmáticas.

Essa planta pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e custa em média R$ 20,00. Normalmente são utilizadas as flores da agoniada para fazer chá para aliviar as cólicas menstruais.

O uso da agoniada não é recomendado para gestantes e nem mulheres em período de amamentação e o seu consumo deve ser monitorado por um médico ou fitoterapeuta devido aos riscos para a saúde quando consumida em excesso.

Imagem ilustrativa número 1
Imagem ilustrativa número 2

Para que serve

A agoniada possui propriedade laxativa, febrífugo, antidepressiva, anti-asmática, antiespasmódica, analgésica, diurética e calmante, podendo ser utilizada para diversos fins. No entanto, essa planta é mais utilizada para estimular e regular o ciclo menstrual, pois é capaz de estimular a atividade das gônadas e, consequentemente, a produção de hormônios, regulando o ciclo menstrual e aliviando a dor e o desconforto comuns da TPM.

Assim, a agoniada pode ser utilizada para:

  • Regular o ciclo menstrual;
  • Auxiliar o tratamento da amenorreia e dismenorreia;
  • Aliviar os sintomas da TPM;
  • Diminuir as cólicas menstruais;
  • Auxiliar no tratamento de inflamações no útero e corrimentos vaginais.

Além disso, essa planta pode ser utilizada para auxiliar no tratamento da asma, doenças de pele, bronquite, gases e vermes, por exemplo.

Chá de agoniada

O chá de agoniada para cólicas menstruais pode ser feito tanto com a casca quanto com as flores, sendo esta parte a mais utilizada.

Ingredientes

  • 10 g de flores de agoniada;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Para fazer o chá basta colocar as flores na água e deixar ferver por mais ou menos 10 minutos. Em seguida, coar e beber 4 vezes ao dia sem adoçar.

Contra-indicações da agoniada

Essa planta não é recomendada para crianças, mulheres grávidas ou em fase de lactação. Além disso, é importante que o consumo dessa planta seja monitorado por um médico ou fitoterapeuta, pois o uso em excesso pode ter algumas consequências, como por exemplo, diarreia, aumento do fluxo menstrual, esterilidade, aborto e até mesmo morte.