Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como vencer o medo de andar de avião

A aerofobia é o nome dado ao medo de andar de avião e é classificado como um transtorno psicológico que pode atingir tanto homens quanto mulheres em qualquer faixa etária e pode ser muito limitante, podendo impedir o individuo de trabalhar ou passar férias devido ao medo, por exemplo.

Este transtorno pode ser vencido com psicoterapia e com o uso de medicamentos indicados pelo médico para controlar a ansiedade durante o voo, como Alprazolam, por exemplo. No entanto, para vencer o medo de andar de avião é necessário enfrentar a fobia aos poucos, começando por conhecer o aeroporto.

Além disso, muitas vezes o medo de andar de avião está relacionado com outros problemas, como a agorafobia, que é o medo de multidões ou claustrofobia, que é o receio de estar em locais fechados, surgindo a ideia de não conseguir respirar ou passar mal dentro do avião.

Este medo é sentido por muitas pessoas e, na maioria dos casos, os indivíduos desenvolvem o medo porque têm receio que aconteça algum acidente, o que não é real, porque o avião é um transporte muito seguro e, normalmente é mais fácil enfrentar o medo quando se viaja com algum familiar próximo ou amigo. Veja também dicas para aliviar os enjoos durante o voo

Passos para vencer a aerofobia

Para ultrapassar a aerofobia é necessário tomar algumas medidas durante a preparação da viagem e mesmo durante o voo, para que conseguia vigiar sem sintomas intensos do medo.

Conseguir vencer a aerofobia pode ser muito variável, pois alguns indivíduos vencem o medo ao final de 1 mês e outros demoram anos a conseguir ultrapassar o medo.

Preparação da viagem

Para viajar de avião sem medo deve-se preparar muito bem para a viagem, devendo:

Conhecer o aeroportoConhecer o aeroporto
Preparar a mala Preparar a mala
Separar os liquidosSeparar os liquidos
  • Conhecer o plano de voo, procurando-se informar se poderá ocorrer turbulência para no caso de ocorrer não sentir tanto desconforto;
  • Procurar informação sobre o avião, por exemplo que é normal as asas do avião abanarem, para não achar que algo de estranho se está passando;
  • Conhecer o aeroporto pelo menos 1 mês antes, começando inicialmente deve fazer uma visita ao local, ir buscar um familiar e quando se sentir preparado fazer uma pequena viagem, pois só aos poucos o individuo vai se sentido mais seguro e o problema acaba por se resolver totalmente;
  • Fazer a mala com antecedência, para não ficar nervoso com medo de se esquecer de alguma coisa;
  • Dormir uma boa noite de sono antes de viajar, para ficar mais relaxado;
  • Separar os líquidos da bagagem de mão numa embalagem de plástico transparente, para não ter de mexer na mala antes do voo.

Além disso, fazer exercícios regularmente também pode ajudar a relaxar, porque ajudam na produção de endorfina, que é um hormônio responsável pela promoção do bem-estar e da sensação de tranquilidade.

No aeroporto

Quando se encontra no aeroporto é natural sentir algum desconforto, como vontade de ir no banheiro constantemente, por exemplo. No entanto, para reduzir o medo deve-se:

Documentos pessoais acessíveisDocumentos pessoais acessíveis
Evitar alarme do detetor de metaisEvitar alarme do detetor de metais
Observar tranquilidade dos outros passageirosObservar tranquilidade dos outros passageiros
  • Chegar ao aeroporto pelo menos 1 horas antes e passear pelos corredores para se ambientar;
  • Observar os passeiros que se mantêm calmos e tranquilos, dormindo nos bancos do aeroporto ou conversando de forma tranquila;
  • Transportar numa bolsa acessível os documentos pessoais, como bilhete de identificação, passaporte e passagem de avião para quando tiver que os mostrar fazê-lo tranquilamente porque se encontram acessíveis;
  • Retirar toda a bijuteria, calçado ou roupa que tenham metais antes de passar o detetor de metais para evitar ficar estressado com o som do alarme.

No aeroporto também deve procurar esclarecer todas as suas dúvidas, perguntando aos funcionários a hora de partida ou de chegada do avião, por exemplo.

Durante o voo

Quando o individuo com aerofobia já se encontra no avião é preciso adotar algumas medidas que o ajudem a manter-se relaxado durante a viagem. Desta forma, deve-se:

Sentar no lugar do corredorSentar no lugar do corredor
Fazer atividades Fazer atividades
Usar roupa confortável Usar roupa confortável
  • Usar roupas largas e de algodão, além de travesseiro de pescoço ou tapa olho, para se sentir confortável e, no caso de ser uma viagem longa levar uma manta porque pode sentir frio;
  • Sentar no lugar mais interior do avião, junto ao corredor, para evitar olhar para a janela;
  • Fazer atividades que distraiam durante o voo, como conversar, fazer cruzadinhas, jogar ou ver um filme;
  • Levar um objeto que seja familiar ou que dá sorte, como uma pulseira para se sentir mais confortável;
  • Evitar bebidas energéticas, café ou álcool, pois pode ficar muito acelerado;
  • Beber chá de camomila, maracujá ou melissa, por exemplo, porque ajudam a relaxar;
  • Informar as aeromoças que tem medo de viajar de avião e sempre que tiver alguma dúvida perguntar;

Em alguns casos, quando a fobia é grave, estas estratégias não são suficientes e é preciso fazer sessões terapêuticas com um psicólogo para enfrentar o medo lentamente.Além disso, pode ser necessário tomar remédios indicados pelo médico, como tranquilizantes ou ansiolíticos para ajudar a diminuir a tensão e ajudar a adormecer.

Além disso, é importante não esquecer os sintomas de Jet Lag, como cansaço e dificuldade em dormir, que podem surgir após viagens longas, especialmente entre países com fuso horário muito diferente. Saiba mais sobre este problema em Como lidar com o Jet Lag

Mais sobre este assunto:


Carregando
...