Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Adolescência

Adolescência é uma etapa do desenvolvimento muito complexa que marca a transição entre a infância e a vida adulta. São considerados adolescentes todos os indivíduos entre os 12 e os 20 anos de idade.

Mudanças que ocorrem na adolescência

As mudanças ocorrem tanto nos meninos como nas meninas. Os meninos começam a apresentar sinais da puberdade a partir dos 11 anos e as principais mudanças são o crescimento dos pelos pubianos e o desenvolvimento do órgão genital masculino, a voz começa a engrossar, pelos aparecem no rosto, pernas e axilas.

As principais mudanças no corpo das meninas são os seios que começam a se desenvolver, aparecimento de pelos pubianos e nas axilas, a cintura aparenta estar mais fina e ocorre a primeira menstruação.

A adolescência pode ser desconfortável para alguns jovens, principalmente pelas mudanças corporais que acontecem nesta etapa do desenvolvimento, conhecida como puberdade.

A sexualidade na adolescência

É na adolescência que se desperta a sexualidade. Os jovens tornam-se conscientes de si próprios e do que os diferencia. A sexualidade é expressa pelos jovens através do que pensam, do que dizem, da roupa que vestem ou do modo como dançam. Na adolescência, as sensações de desejo e prazer se tornam conhecidas.

Esta fase é caracterizada por ser um período turbulento, com muitas variações de humor e conflitos internos, é comum o jovem se sentir perdido e confuso, pois novas emoções e sentimentos aparecem nesta fase.

A adolescência é uma fase em que o indivíduo se torna responsável por suas ações, tenta se distanciar dos comportamentos infantis e tem responsabilidades que o preparam para a vida adulta. Alguns jovens se afastam dos pais para experimentar e conquistar a liberdade e a independência.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...