A doença de Addison, também conhecida como insuficiência adrenal primária, acontece quando a glândula adrenal ou a suprarrenal deixa de produzir os hormônios aldosterona e cortisol, que é um hormônio responsável por controlar o estresse e a pressão arterial e reduzir inflamações. Assim, a falta desses hormônios pode levar à fraqueza, vontade excessiva de consumir sal e sensação de fadiga generalizada. Entenda o que é o cortisol e para que serve.
Essa doença pode acontecer em pessoas de qualquer idade, homens ou mulheres, mas é mais comum em pessoas entre 30 e 40 anos, e pode ser causada por diversos fatores, como uso prolongado de medicamentos, infecções ou doenças auto-imunes, por exemplo.
O tratamento da doença de Addison é determinado pelo endocrinologista a partir da avaliação dos sintomas e da dosagem dos hormônios por meio de exame de sangue e normalmente envolve a suplementação do hormônio.

Principais sintomas
São sintomas da doença de Addison:
- Dor abdominal;
- Fraqueza;
- Febre;
- Naúseas;
- Emagrecimento;
- Vontade excessiva de comer sal, já que uma característica dessa doença é a perda excessiva de sal na urina;
- Escurecimento da pele, principalmente nas dobras;
- Hiperpigmentação cutânea, que são manchas na pele;
- Irritação;
- Hipotensão postural, que corresponde à tontura ao levantar-se.
A destruição da glândula é bastante lenta, o que pode levar à confusão dos sintomas da doença de Addison com outras doenças e, por isso, infelizmente, o diagnóstico é feito geralmente em estágios mais avançados da doença.
O diagnóstico da doença de Addison pode ser feito com base nos sintomas que o indivíduo apresenta e confirmado pela dosagem dos hormônios produzidos pelas glândulas adrenal e suprarrenal por meio de exame de sangue.
Possíveis causas
A doença de Addison pode ser causada por diversas situações, como doenças auto-imunes, em que o sistema imune passa a atacar o próprio organismo, podendo interferir na função das glândulas adrenais, infecções por fungos, vírus ou bactérias, como blastomicose, HIV e tuberculose, por exemplo, além de neoplasias.
Como é feito o tratamento
O tratamento para doença de Addison tem como objetivo suprir a deficiência hormonal por meio de medicamentos, como:
- Cortisol ou hidrocortisona;
- Fludrocortisona;
- Prednisona;
- Prednisolona;
- Dexametasona.
O tratamento deve ser realizado de acordo com a recomendação médica e deve realizado por toda vida, já que a doença não tem cura.