Ácido Nalidíxico (Naluril)

janeiro 2021

Naluril é um medicamento antibacteriano que e usado no tratamento de infeções urinárias e contém na sua composição ácido nalidíxico, atuando diretamente no trato urinário porque inibe a síntese do DNA bacteriano.

Este medicamento pode ser encontrado nas farmácias com o nome de Wintomylon e só deve ser usado por recomendação médica.

Preço

Naluril custa em média 100 reais, sendo que cada embalagem contém 56 comprimidos de 500mg.

Indicações

O uso de Naluril está recomendado para a infecção urinária.

Modo de Uso

O uso de Naluril é feito em comprimidos sendo que para adultos e adolescentes deve-se iniciar com 1g de 6 em 6 horas, durante 7 a 14 dias seguidos. Posteriormente, o médico pode recomendar 500 mg e 6 em 6h, durante o tempo que for necessário.

No caso de crianças desde os 3 meses até 12 anos recomenda-se 55 mg por cada Kg de peso corporal por dia de 6 em 6 horas, o que corresponde a 4 vezes ao dia, sendo que o tratamento deve ser feito durante 7 a 14 dias. Posteriormente, o médico pode indicar 33 mg por Kg de peso corporal por dia de 6 em 6 horas.

Efeitos Colaterais

O principal efeito colateral do uso deste remédio inclui erupção na pele, porém também pode ocorrer sonolência, tontura, fraqueza, dor de cabeça e vertigem, por exemplo.

Contra Indicações

O uso de Naluril está contraindicado durante a amamentação, crianças menores de 3 meses de idade, indivíduos com anemia hemolítica, alergia ao antibiótico quinolonas ou com mau funcionamento do figado.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em janeiro de 2021.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.