Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

A escarlatina na gravidez é perigosa?

A escarlatina na gravidez não é perigosa nem coloca o bebê em risco, no entanto se a gestante for infectada pouco tempo antes do parto, há risco de contaminar o bebê no momento do parto.

Nestes casos, a grávida deve ser tratada com antibióticos o mais rapidamente possível e pode ser necessário que continue fazendo os antibióticos durante o trabalho de parto para diminuir as chances de infectar o bebê. Além disso, o obstetra pode decidir esperar e adiar o parto, caso seja necessário, até a gestante acabar os antibióticos e ter eliminado completamente a bactéria causadora da doença.

Por esta razão, é muito importante que a gestante tome alguns cuidados durante a gravidez para não ficar infectada, principalmente nas últimas semanas de gestação.

O que fazer para não pegar escarlatina na gravidez

Para a gestante não pegar escarlatina na gravidez deve, principalmente, evitar o contato com crianças ou adultos com escarlatina, evitando frequentar escolas, cinemas e shoppings e, caso seja necessário, usar uma máscara, pois o contágio da escarlatina ocorre através do ar, pela inalação de gotículas de tosse ou espirro de um indivíduo contaminado.

Além disso, caso a grávida tenha um filho com escarlatina, deve lavar as roupas da criança separadas das dos restantes dos familiares e com água quente e sabão, e desinfetar os seus objetos pessoais com uma gaze ou algodão em álcool.

Geralmente, a escarlatina deixa de ser contagiosa 24 horas após o tratamento, por isso, estes cuidados são essenciais nos primeiros dias que a criança ou adulto fica contaminado.

Como saber que estou com escarlatina na gravidez

A escarlatina manifesta-se por umas manchas rosa-avermelhadas na pele, que podem provocar ou não coceira, febre e língua vermelha, geralmente após uma faringite, que causa muitas dores de garganta.

Saiba mais sobre a doença em: Escarlatina.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...