Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 dicas para melhorar seu desempenho na corrida

Para melhorar o desempenho na corrida é importante usar um tênis leve, confortável, flexível, arejado e apropriado ao tipo de pisada, que pode ser avaliada quando for comprar o tênis na loja. Além disso, o tênis deve ser trocado a cada ano, caso sejam usados mais que 3 vezes por semana.

Outras 5 dicas para melhorar o desempenho na corrida incluem:

  1. Planejar os treinos: o preparador físico pode estabelecer um plano individual com diferentes técnicas de resistência, força ou velocidade na corrida de acordo com os objetivos, mas existem aplicativos para o celular que podem ajudar quem quer começar a correr na rua.
  2. Respirar corretamente: inspirar durante 3 passadas e expirar durante 2 passadas (relação 3:2). Isto permite que durante a expiração, sejam utilizados pés alternados, evitando o risco de lesões. Além disso, é importante usar a respiração abdominal, que utiliza o diafragma, em vez da respiração peitoral, pois permite que seja captado mais oxigênio; 
  3. Fortalecer os músculos das pernas, abdômen e costas: fazer exercícios de fortalecimento dos músculos permite que ocorra melhor absorção do impacto de cada passada, aumentando a energia para a próxima passada e prevenindo lesões;
  4. Fazer aquecimento antes da corrida: começar por uma caminhada, aumentando progressivamente a velocidade. Isto aumenta a temperatura e otimiza o trabalho muscular, preparando o corpo para a corrida;
  5. Fazer uma alimentação correta: antes do treino, ingerir carboidratos para fornecer energia ao organismo, durante o treino beber água, bebidas isotônicas ou água de coco e depois do treino, ingerir proteínas para promover o crescimento muscular.
5 dicas para melhorar seu desempenho na corrida

Uma outra forma de melhorar o desempenho das corridas é não deixar que qualquer lesão piore. Até mesmo a dor muscular que surge depois de um treino deve ser combatida para diminuir o risco de formação de pontos gatilho que irão causar dor e desconforto, comprometendo o próximo treino.

Uma ótima forma de combater a dor no pós treino é fazer uma auto massagem nos locais mais doloridos. Você pode usar as mãos e até mesmo uma bolinha de tênis, mas para uma massagem mais profunda, e por isso mais eficiente, você pode usar o foam roller, que é um rolo rígido de espuma que serve para massagear profundamente os músculos e tendões, especialmente após um treino pesado. Veja o que é exatamente este rolo de espuma e o passo a passo de como usa-lo para combater a dor causada pela banda iliotibial e nas costas.

Além de todas estas dicas, é também importante não fumar porque o cigarro prejudica a absorção de oxigênio pelos alvéolos, diminuindo o desempenho da corrida.

Veja uma ótima receita de um isotônico natural preparado com ingredientes que você tem em casa e que ajudam a hidratar e manter a disposição para continuar correndo no vídeo:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...