6 dicas simples para aliviar os gases do bebê

Atualizado em maio 2023

O gases no bebê são um problema muito comum e que normalmente surgem duas semanas após o nascimento, porque o sistema digestivo ainda está em processo de desenvolvimento. No entanto é possível evitar ou diminuir a formação de gases, prevenindo o surgimento das cólicas, que normalmente acompanham os gases. 

Para aliviar os gases do bebê é recomendado que a mãe tenha cuidado com a sua alimentação e faça uma massagem na barriga do bebê, por exemplo, assim é possível diminuir os gases e aliviar a dor e o desconforto.

No entanto, é recomendado levar o bebê ao pediatra se os gases são acompanhados de cólicas intensas, agitação, diarreia, prisão de ventre, sangue nas fezes ou vômitos, de forma que seja feita uma avaliação e identificada a causa o excesso de gases.

6 dicas para aliviar os gases do bebê

Confira outras dicas que ajudam a diminuir os gases do bebê:

1. Massagear a barriga do bebê

Para aliviar os gases deve-se massagear levemente a barriga do bebê em movimentos circulares, pois assim facilita a liberação dos gases.

Além disso, dobrar os joelhos do bebê e levá-los contra a barriga fazendo alguma pressão ou imitar as pedaladas da bicicleta com as pernas do bebê ajudam a diminuir o desconforto dos gases no bebê. Confira outras formas de aliviar as cólicas do bebê.

2. Preparar adequadamente o leite do bebê

Quando o bebê não toma mais o leite materno, mas sim as fórmulas lácteas, é importante que o leite seja preparado conforme as instruções que aparecem na embalagem do leite, pois se dor colocado pó a mais na preparação do leite, o bebê pode ter gases e, até mesmo, prisão de ventre.

3. Dar mais água para o bebê

Quando o bebê é alimentado com leite de lata ou quando inicia a alimentação com sólidos deve beber água para ajudar a diminuir os gases e facilitar a expulsão das fezes. Saiba qual a quantidade de água indicada para o bebê.

4. Preparar corretamente os mingaus

Os gases no bebê também podem ser provocados por se colocar farinha a mais na preparação dos mingaus, e por isso deve seguir-se sempre as instruções que vêm no rótulo da embalagem. Além disso, é importante também variar os mingaus e incluir mingau de aveia que é rico em fibra e ajuda a regular o funcionamento do intestino.

Além de seguir estas dicas, também é importante quando o bebê iniciar a alimentação sólida, dar para ele alimentos ricos em fibras como purês de legumes e frutas como abóbora, chuchu, cenoura, pera ou banana, por exemplo.

5. A mãe deve evitar comer alimentos que provocam gases

Para diminuir os gases no bebê que é amamentado, a mãe deve experimentar reduzir a ingestão de alimentos que provocam gases como feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha, milho, repolho, brócolis, couve-flor, couve de bruxelas, pepino, nabo, cebolas, maçã crua, abacate, melão, melancia ou ovos, por exemplo.

Assista o vídeo a seguir para saber quais os alimentos que não provocam gases:

youtube image - Como evitar CÓLICAS NO BEBÊ

6. Consultar o pediatra

É importante consultar o pediatra sempre que o bebê apresenta gases em excesso, que não conseguem ser eliminados com massagem, preparo correto das fórmulas, aumento da ingestão de água ou mudança de alimentação da mãe, por exemplo.

Além disso, deve-se consultar o pediatra se o excesso de gases é acompanhado de outros sintomas como choro constante, agitação, cólicas intensas, diarreia, prisão de ventre, náuseas ou vômitos, sangue nas fezes ou perda de peso.

Desta forma, o médico pode fazer uma avaliação completa, identificar a causa dos gases no bebê e indicar o melhor tratamento, caso seja necessário.

Se necessita de uma avaliação com pediatra, marque uma consulta próximo à sua região:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Pediatras e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Vídeos relacionados