Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

4 dicas para diminuir o desconforto após o parto

Para diminuir o desconforto após o parto aconselha-se que a mulher fique de repouso sempre que possível e evite fazer esforços. Outras 4 dicas que podem ajudar a enfrentar esta fase são:

Dica 1 - Peça ajuda

Nesta fase é bom ter alguém para ajudar a cuidar dos afazeres da casa e também para ajudar a cuidar do bebê. Se possível dedique-se somente ao bebê, mas sem exageros, se estiver muito cansada e precisar descansar peça ajuda e veja se alguém pode cuidar do bebê para você naquele momento. É muito importante descansar para garantir uma boa produção de leite materno.

Dica 2 - Alimente-se corretamente

Assim como o bebê deve-se alimentar sempre de 3 em 3 horas para evitar os picos de glicemia, a mãe também deve alimentar-se desta forma. Coma em pequenas porções e dê preferência aos alimentos naturais como as frutas, por exemplo. Não é necessário comer mais, mas coma mesmo que não sinta fome.

Dica 3 - Durma bem

Para estar bem descansada é sempre bom seguir esta dica. Tente dormir sempre que o bebê estiver dormindo, e se não conseguir, ao menos fique quietinha para descansar mais um pouco. É muito comum a mulher sentir-se sempre muito cansada nos primeiros meses após o nascimento do bebê, são muitas alterações hormonais e muitas novidades. E por isso é importante garantir boas noites de sono.

Dica 4 - Não se preocupe com dietas

Nos primeiros meses do bebê é normal que a mulher ainda apresente algum peso extra que ganhou durante a gravidez, mas se estiver amamentando exclusivamente não faça dietas até que o bebê inicie a alimentação diversificada por volta dos 6 ou 7 meses de vida. Antes disso, o mais aconselhado é evitar os doces, guloseimas e as comidas ricas em gorduras e praticar até 30 minutos de exercícios, não muito pesados, por dia.

A vitalidade, segurança e bom desempenho da mãe também dependem da tranquilidade, por isso, ter quem ajude a cuidar do bebê, em especial durante a noite, é muito importante para prevenir a temida depressão pós-parto, que apesar de ser um problema passageiro pode ser evitado se a mãe souber manter a sua vitalidade, repousando sempre que existam condições.

A maternidade muda muito a vida da mulher e no início é normal que a mulher tenha muitas dúvidas e se questione sobre si mesma e sobre os cuidados com o bebê e se achar que estas questões são motivo de preocupação procure conselhos ou recorra a um psicólogo, procurar ajuda não é sinal de fraqueza.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...