Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

21 dias para melhorar sua vida

Para melhorar alguns hábitos ruins que são adquiridos ao longo da vida e que podem prejudicar a saúde, são necessários apenas 21 dias de intencionalmente reprogramar o corpo e a mente, tendo melhores atitudes e seguindo regras até que se tornem, após 21 dias, automáticas e naturais.

Por isso, para que a sua vida melhore em vários sentidos, seguem algumas estratégias muito simples e práticas para se adotar, uma por dia, e assim melhorar seus hábitos e a sua saúde.

21 dias para melhorar sua saúde

As 21 dicas para melhorar sua saúde são: 

Dia 1: Almoçar e jantar em 20 minutos: O cérebro demora cerca de 20 minutos para entender que seu estômago está cheio e só depois disso é que ele manda uma mensagem de que você não precisa comer mais, inibindo a fome. Por isso, deve-se demorar, pelo menos, 20 minutos para terminar o almoço ou o jantar, mastigar devagar favorece esse processo. 

Dia 2: Diga não ao refrigerante: O refrigerante comum é rico em açúcar, apenas 1 lata pode conter 10 cubos de açúcar, que são calorias totalmente dispensáveis, mas mesmo o refrigerante light ou zero não trazem benefícios à saúde, além disso na hora da refeição não se deve beber mais que 100 ml de água, de preferência. 

Dia 3: Café da manhã nutritivo: Tomar um café da manhã gostoso e nutritivo é importante para diminuir a ansiedade e a vontade de comer algo saboroso durante o dia. Algumas boas opções: café com leite + pão com queijo + uma fatia de mamão ou um copinho de iogurte com granola + uma xícara de café, nos dias mais corridos.

Dia 4: Nada de molhos prontos: Os molhos mais indicados são: base de abacate, iogurte e alho, pasta de grão-de-bico e manteiga de sésamo. Outros molhos são desaconselhados porque são ricos em gordura, que além de favorecer a gordura abdominal, entopem as veias. 

Dia 5: Coma fruta no lugar de lanches açucarados: Um bom exemplo de lanche é uma taça de cereais com uma peça fruta. Pode-se variar a fruta a cada dia e sair do habitual maçã, pera ou banana. Aos poucos você vai habituando o paladar e tendo mais facilidade em comer frutas diariamente. Ainda que a fruta tenha açúcar, é uma opção mais saudável do que qualquer carboidrato como bolo ou pão de batata, por exemplo.  

Dia 6: Beba 4 copos de água: Tomar 4 copos de água por dia garante a hidratação e amolece as fezes evitando hemorroidas. O primeiro copo pode ser logo ao acordar, com meio limão espremido, o segundo copo deve ser por volta das 11h e pode ser água aromatizada com hortelã, morango ou pepino. O terceiro copo deve ser no meio da tarde e o último antes de se deitar, mesmo que não tenha sede. 

Dia 7: Almoçar em 25 minutos: Apreciar o momento da refeição e comer devagar ajuda na digestão e a comer menos. Assim a saliva é produzida em maior quantidade, a digestão fica mais fácil, você ingere menos líquidos no momento e ingere menos calorias. 

Dia 8:Dia sem carne: Retirar a carne de apenas 1 dia por semana é uma ótima opção para aumentar o consumo de mais legumes e vegetais, e fazer um detox. Nesse dia você pode aproveitar e não consumir leite de vaca e seus derivados. Que tal experimentar algo novo? Já provou quinoa ou bulgur? Que tal comer espargos ou algas? Estes alimentos são muito nutritivos e provar alimentos novos é uma experiência incrível. 

Dia 9: Saia pra caminhar 20 minutos: Caminhar durante 20 minutos melhora a função cardíaca, a disposição física e mental. Mentalize que bastam 10 minutos para ir, e mais 10 minutos para vir. Se já caminha 1 vez por semana, passe para 2 e depois para 3.

Dia 10: Beba 6 copos de água: Ao aumentar a quantidade de água ingerida você educa melhor o intestino, a pele fica mais macia e você não sente muita fome e ainda diminui o risco de infecção urinária.  

Dia 11: Andar à pé: Ao ir a pé ou de bicicleta você se movimenta mais, gasta mais calorias e melhora sua circulação sanguínea, fortalecendo seu coração.  

Dia 12: Diminua o açúcar branco da sua vida: O açúcar é rico em calorias e aumenta  glicemia no sangue. Melhores opções são o açúcar demerara, açúcar de côco, açúcar mascavo ou stévia, mas sempre em pequena quantidade.

Dia 13: Descasque mais e desembrulhe menos: Alimentos empacotados são ricos em aditivos, corantes e saborizantes que os mantém mais tempo nas prateleiras dos supermercados. A saída é descascar mais e desembrulhar menos.

Dia 14: Durma bem: Descansar de forma adequada ajuda a manter a concentração e a saúde mental, evitando a fadiga e os excessos. Por isso coloque o despertador para depois de 7-8 horas de sono.

Dia 15: Beba 10 copos de água: 1 copo de manhã em jejum, 3 copos durante a manhã, 3 copos durante a tarde, 1 copo antes de dormir, 2 copos na academia ou durante a caminhada. 

Dia 16: Coma em 30 minutos: Você já consegue comer em 25 minutos, e isso é uma grande vitória! Agora aproveite para acrescentar mais 5 minutos à sua refeição. Comer com calma traz bem-estar para alma. 

Dia 17: Diga não ao sal: Ervas aromáticas vão além do louro, salsinha e coentro, além de diminuir o sal elas dão o toque especial ao seu prato e torna cada refeição num momento especial. 

Dia 18: Mais fibras na sua vida: Ao comer fibras você regula o intestino, diminui o colesterol e emagrece. Boas opções são aveia, frutas com casca, linhaça e farelo de trigo. 

Dia 19: Experimenta uma sopa detox: A sopa detox é leve e ajuda a desinchar o corpo, tem pouquinho sal e é ótima para você não enfiar o pé na jaca durante o jantar. 

Dia 20: Nada de comida pronta ou fast food: Prepare sua própria refeição com alimentos de verdade e super nutritivos, e fuja sempre dos congelados, que estão cheios de toxinas que engordam e fazem mal à saúde. 

Dia 21: Superalimento: Sementes de chia, açaí, mirtilo, bagas-goji ou spirulina, são alguns exemplos de superalimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, que ajudam a completar e enriquecer a dieta.

Experimente 1 por dia e mude a sua vida pra melhor.

21 dias para melhorar sua vida

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem