Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

10 dicas para evitar a sonolência

Algumas pessoas têm hábitos que podem reduzir a qualidade do sono durante a noite, causar dificuldade para adormecer e fazer com que tenham muito sono durante o dia.

A lista a seguir sugere 10 dicas para evitar a sonolência durante o dia e melhorar a qualidade do sono durante a noite:

10 dicas para evitar a sonolência

1. Dormir entre 7 e 9 horas por noite

Dormir ceca de 7 a 9 horas por noite, fará com que a pessoa descanse bem e o suficiente e com que tenha mais rendimento e menos sono durante o dia. Adolescentes em geral precisam de nove horas de sono enquanto adultos precisam entre 7 e 8 horas.

2. Usar a cama apenas para dormir

Quanto a pessoa vei para a cama, deve ir com o objetivo de ir dormir e evitar assistir televisão, jogar jogos ou usar o computador na cama, porque podem deixar a pessoa mais desperta e com mais dificuldade para adormecer.

3. Definir uma hora para acordar

Definir uma hora para acordar, pode fazer com que a pessoa tenha mais disciplina e vá dormir mais cedo, de forma a ter pelo menos 8 horas de sono.

4. Fazer refeições em horários regulares

Comer bem também impede os défices de energia durante o dia e, por isso, a pessoa deve comer a cada 3 horas e a última refeição deve terminar duas ou três horas antes de ir para a cama.

5. Fazer alguma atividade física

Exercícios leves e regulares proporcionam sonos mais profundos, no entanto, não é recomendado praticar exercício no período da noite, pouco tempo antes de ir dormir.

6. Não cochilar

Deve-se evitar cochilar, especialmente ao fim da tarde, porque um cochilo pode dificultar na hora de adormecer ou mesmo provocar insônia.

Veja como fazer para cochilar da forma correta, sem afetar o sono.

7. Ir para a cama só quando se estiver com sono

A pessoa só deve ir para a cama quando estiver com sono, procurando distinguir o cansaço da sonolência, porque ir para a cama com a obrigação de dormir pode fazer com que a pessoa tenha dificuldade para adormecer.

8. Criar um ritual de relaxamento

Criar um ritual de relaxamento como levar para o quarto um copo de leite morno, reduzir a intensidade da luz ou colocar uma música relaxante, pode ajudar a pessoa a adormecer.

9. Tomar 1 copo de vinho tinto

Tomar um copo de vinho tinto antes de ir dormir ou ao jantar provoca sonolência, o que irá ser o ideal para a pessoa adormecer mais facilmente.

10. Procurar um especialista

A sonolência pode ter inúmeras razões, como uso de medicamentos ou ter apneia ou narcolepsia, por exemplo. Um tratamento para evitar a fadiga e sonolência diurna pode envolver medicação ou mesmo terapia.

É também muito importante melhorar a qualidade do sono durante a noite, para evitar o cansaço e a sonolência durante o dia. Veja ainda como tirar o sono com remédios.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem