Zomig: o que é, para que serve e como usar

Atualizado em fevereiro 2022

O Zomig é um remédio de uso oral, indicado para o tratamento da enxaqueca, que contém na sua composição zolmitriptana, uma substância que promove a constrição dos vasos sanguíneos cerebrais, diminuindo a dor.

Este remédio pode ser comprado em farmácias convencionais, com receita médica, em caixas com 2 comprimidos com 2,5 mg, que podem ser revestidos ou orodispersíveis.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Zomig está indicado para o tratamento da enxaqueca com ou sem aura. Este medicamento só deve ser usado se for recomendado pelo médico.

Saiba como identificar os sintomas da enxaqueca.

Como usar

A dose recomendada de Zomig é de 1 comprimido de 2,5 mg, podendo ser ingerida uma segunda dose, no mínimo 2 horas após a primeira, caso os sintomas retornem em 24 horas. Em alguns casos, principalmente naqueles em que a dose de 2,5 mg não é eficaz, o médico pode recomendar uma dose superior, de 5 mg.

A eficácia ocorre dentro de cerca de uma hora após a administração do comprimido, sendo que os comprimidos orodispersíveis têm um efeito mais rápido.

Possíveis efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais do Zomig incluem vertigens, dor de cabeça, sensação de formigamento, sonolência, palpitações, dor abdominal, boca seca, náuseas, vômitos, fraqueza muscular, perda de peso, aumento dos batimentos cardíacos ou aumento da vontade para urinar.

Quem não deve usar

O Zomig é contraindicado em pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula e não deve ser usado por pessoas com pressão alta não controlada, doença cardíaca isquêmica ou que sofram de contração dos vasos coronários.

Além disso, também não é recomendado para grávidas, lactantes ou menores de 18 anos.