Wegovy (semaglutida): para que serve e como usar

Atualizado em maio 2024

Wegovy é um remédio indicado para o tratamento da obesidade ou sobrepeso em adultos ou adolescentes com mais de 12 anos, como complemento de uma dieta hipocalórica e da prática de atividades físicas.

Esse remédio contém semaglutida na sua composição que age na regulando o apetite e promovendo a saciedade, o que diminui a quantidade de calorias ingeridas diariamente, ajudando na perda e manutenção do peso.

O Wegovy pode ser encontrado na forma de caneta injetável de 0,25 mg, 0,5 mg, 1,0 mg, 1,7 mg e 2,4 mg e deve ser usado somente com indicação, orientação e acompanhamento do endocrinologista.

Assista o vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin como o Wegovy ajuda a emagrecer:

Para que serve

O Wegovy é indicado para:

  • Obesidade em adultos com IMC igual ou maior que 30 kg/m2;
  • Sobrepeso em adultos com IMC igual ou maior que 27 kg/me menor que 30 kg/m2, associado a doenças como pressão alta, diabetes mellitus, dislipidemia ou colesterol alto;
  • Obesidade infantil, em adolescentes com mais de 12 anos, com peso corporal maior que 60 Kg.

O uso de Wegovy para perda de peso deve ser feito em associação com uma dieta pobre em calorias e do aumento da prática de exercícios físicos. Veja como fazer uma dieta saudável para emagrecer.

Leia também: 15 melhores exercícios para emagrecertuasaude.com/melhor-exercicio-para-emagrecer

Quantos quilos se perde com Wegovy?

O Wegovy pode levar a uma perda de peso de até 15 a 17% do peso corporal inicial.

Como funciona

O Wegovy (semaglutida) é um hormônio sintético, semelhante ao hormônio GLP-1 naturalmente produzido no corpo, que age em regiões do cérebro que regulam o apetite.

Desta forma, esse remédio ajuda a reduzir o apetite e aumentar a saciedade, o que leva a uma menor ingestão de calorias durante o dia, e junto com uma dieta hipocalórica e a prática de exercícios físicos promove o emagrecimento e a manutenção do peso.

Além disso, o Wegovy, assim como o Ozempic ou Rybelsus, que também têm semaglutida, estimula a produção de insulina pelo pâncreas, reduzindo os níveis de açúcar no sangue, o que ajuda a controlar comorbidades relacionadas à obesidade e sobrepeso.

Diferenças entre Wegovy e Ozempic

Tanto o Wegovy como o Ozempic são canetas injetáveis contendo semaglutida na sua composição para aplicação 1 vez por semana.

No entanto, possuem indicações diferentes, pois o Wegovy é indicado para o emagrecimento em adultos e adolescentes com mais de 12 anos, enquanto o Ozempic é indicado para o tratamento da diabetes mellitus tipo 2 em adultos com mais de 18 anos.

Apesar disso, o Ozempic tem sido usado para o emagrecimento, uma vez que pessoas com diabetes apresentaram perda de peso com o seu uso. Veja como usar o Ozempic.

Como usar

O Wegovy na forma de caneta injetável deve ser usado em aplicações subcutâneas, ou seja, sob a pele da barriga, da coxa ou da parte superior do braço. Veja como aplicar injeção subcutânea corretamente.

A aplicação do Wegovy é semanal, ou seja, deve ser aplicada 1 vez por semana, a qualquer hora do dia, com ou sem refeições e iniciada com doses menores e aumentada gradualmente a cada mês pelo endocrinologista.

A posologia recomendada para aplicação do Wegovy é:

Mês de tratamento

Dose recomendada (semanal)

1º mês (semanas 1 a 4)

1 injeção de 0,25 mg, 1 vez por semana

2º mês (semanas 5 a 8)

1 injeção de 0,5 mg, 1 vez por semana

3º mês (semanas 9 a 12)

1 injeção de 1,0 mg, 1 vez por semana

4º mês (semanas 13 a 16)

1 injeção de 1,7 mg, 1 vez por semana

5º mês (semana 17 em diante - dose de manutenção)

1 injeção de 2,4 mg, 1 vez por semana

Essas doses devem ser aumentadas somente com orientação do endocrinologista, de acordo com a resposta ao tratamento e avaliação de efeitos colaterais.

O que fazer em caso de esquecimento

No caso de esquecer de aplicar a dose semanal no dia e na hora corretos, pode-se aplicá-la imediatamente até no máximo 5 dias de esquecimento.

Após 5 dias de esquecimento, ou se a próxima dose programada for em menos de 48 horas, deve-se pular a dose esquecida e continuar o esquema semanal conforme programado.

Por exemplo, se a pessoa aplica a dose semanal na segunda-feira às 10 horas da manhã, e esqueceu de aplicar neste dia, pode-se aplicá-la até no máximo no sábado às 10 horas da manhã, desde que tenha pelo menos 48 horas de distância da dose programada para segunda-feira.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do uso do Wegovy são dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarreia, prisão de ventre, dor abdominal ou fadiga.

Além disso, também pode causar tontura, excesso de gases intestinais, arrotos frequentes, má digestão, gastrite ou refluxo.

Em pessoas com diabetes mellitus tipo 2, o Wegovy pode causar retinopatia diabética ou baixar muito os níveis de açúcar no sangue e causar hipoglicemia. Saiba identificar os sintomas de hipoglicemia.

O Wegovy também pode causar inflamação no pâncreas (pancreatite), pedra na vesícula, (colelitíase) ou paralisia do estômago (gastroparesia).

Também podem surgir efeitos colaterais no local da injeção, como dor, coceira, irritação, lesão e manchas roxas perto do local em que o Wegovy foi aplicado.

Quem não deve usar

O Wegovy não deve ser usado pormenores de 12 anos ou por pessoas que tenham alergia à semaglutida ou qualquer outro componente da fórmula.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas com tumores em glândulas, cetoacidose diabética ou com histórico pessoal e familiar de câncer na tireoide.

O Wegovy não deve ser usado durante a gravidez, sendo importante que mulheres que planejam engravidar e estejam usando o Wegovy usem métodos contraceptivos eficazes durante o tratamento.

Esse remédio também não deve ser usado durante a amamentação ou por pessoas que utilizam outros remédios agonistas do GLP-1, como liraglutida ou semaglutida (Ozempic ou Rybelsus).

O Wegovy deve ser usado com cautela por pessoas com retinopatia diabética ou histórico de pancreatite.

Cuidados durante o tratamento

Alguns cuidados durante o tratamento com o Wegovy são importantes, como:

  • Escolher um dia da semana e um horário, para que a dose seja sempre aplicada no mesmo dia da semana e sempre no mesmo horário;
  • Não aumentar a dose por conta própria, mas somente após avaliação e indicação médica;
  • Fazer o acompanhamento médico regularmente e comunicar ao médico os efeitos colaterais;
  • Beber pelo menos 2 litros de água por dia, para manter o corpo hidratado, e evitar a desidratação no caso de diarreia ou vômitos;
  • Evitar consumir bebidas alcoólicas;
  • Informar ao médico imediatamente caso engravide durante o tratamento.

Além disso, deve-se observar o aspecto da solução na caneta do Wegovy e não usar se não tiver transparente e incolor.

Como armazenar

O Wegovy deve ser armazenado na embalagem original, protegido da luz e na geladeira, em temperaturas entre 2º a 8ºC, sendo aconselhado não guardar na porta da geladeira, pois ao abrir e fechar a porta constantemente, pode causar variações de temperatura do remédio.

O Wegovy também pode ser armazenado fora da geladeira durante um período até 28 dias, a uma temperatura menor que 30ºC.

Descartar a caneta após 28 dias se tiver sido armazenada em temperatura ambiente, ou se tiver sido exposta a temperaturas maiores que 30ºC, ou exposta à luz ou se tiver sido congelada.

Vídeos relacionados