Vitiligo: o que é, sintomas, causas, tipos, tratamento e cura

Atualizado em novembro 2023

Vitiligo é um distúrbio da pigmentação da pele que leva ao surgimento de sintomas como manchas brancas pelo corpo, principalmente nos braços, mãos, pés ou em volta dos olhos ou boca.

Essas manchas podem surgir devido à ausência de melanina na pele, devido à destruição ou morte dos melanócitos, que são as células que produzem o pigmento que dá cor à pele. Ainda não se sabe a causa exata do vitiligo mas parece estar associado a fatores genéticos e autoimunes.

O vitiligo não é contagioso e o tratamento é feito pelo dermatologista que pode indicar o uso de pomadas ou comprimidos de corticoides ou imunossupressores, fototerapia, despigmentação da pele, cirurgia ou transplante de melanócitos.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de vitiligo

Os principais sintomas de vitiligo são:

  • Manchas despigmentadas na pele;
  • Manchas brancas, com bordas bem delimitadas;
  • Manchas com formato redondo, oval ou linear;
  • Manchas brancas que podem apresentar alguma pigmentação normal no seu interior; 
  • Pelos ou cabelos brancos na área da mancha da pele;
  • Manchas despigmentadas dentro da boca ou das narinas.

As manchas do vitiligo são mais comuns de surgir no rosto, principalmente em volta dos olhos e boca, dorso das mãos, pescoço, couro cabeludo, tronco ou região genital, como vulva ou pênis.

Além disso, as manchas também podem ocorrer em regiões do corpo que podem sofrer traumas mais facilmente, como cotovelos ou joelhos. Em alguns casos, o vitiligo pode afetar os olhos ou ouvidos.

Dependendo da causa do vitiligo, outros sintomas podem surgir, como bócio, emagrecimento, cabelos grisalhos, alopecia areata, anemia ou fraqueza, por exemplo.

Vitiligo coça?

O vitiligo não coça e não causa dor, causando apenas a descoloração da pele e o surgimento de manchas brancas. Veja outras causas de manchas brancas na pele.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do vitiligo geralmente é clínico, sendo feito pelo dermatologista através da avaliação das manchas na pele a olho nu, podendo ser usada a lâmpada de Wood que permite observar melhor as manchas da pele.  

Marque uma consulta com um dermatologista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Dermatologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Além disso, caso necessário, o médico pode fazer uma biópsia de pele, para confirmar o diagnóstico e descartar outras condições de saúde, como nevo despigmentoso ou pitiríase alba, por exemplo. Saiba como é feita a biópsia de pele.  

O médico também pode solicitar exames de sangue para identificar a causa do vitiligo.

Vitiligo é contagioso?

O vitiligo não é contagioso, ou seja, não passa de uma pessoa para outra, uma vez que não é causada por infecções por fungos, bactérias ou vírus, por exemplo.

Além disso, o vitiligo não causa prejuízos à saúde, mas pode causar desconforto psicológico na pessoa.

Possíveis causas

A causa exata do vitiligo não é completamente conhecida, mas acredita-se que esteja relacionada a fatores genéticos, autoimunes ou estresse oxidativo, por exemplo.

Esses fatores podem levar à destruição dos melanócitos, que são as células que produzem o pigmento que dá cor à pele, a melanina, resultando nas manchas brancas na pele.

Qual a idade que aparece o vitiligo?

O vitiligo pode surgir em qualquer idade, no entanto, é mais comum de surgir antes dos 20 anos, podendo se manifestar em bebês ou ainda na infância.

Tipos de vitiligo

Os principais tipos de vitiligo são:

1. Vitiligo generalizado

O vitiligo generalizado é o tipo mais comum, caracterizado pelo aparecimento das manchas brancas em várias regiões do corpo.

2. Vitiligo localizado

O vitiligo localizado caracteriza-se pelo surgimento de manchas brancas localizadas em uma ou algumas regiões do corpo.

3. Vitiligo generalizado

O vitiligo generalizado é mais raro e ocorre em quase todas regiões do corpo, sendo que a maior parte da pele apresenta-se despigmentada, e algumas regiões com a pigmentação normal da pele.

4. Vitiligo segmentar

O vitiligo segmentar, também chamado de vitiligo unilateral, afeta apenas um lado do corpo, como apenas um lado do rosto ou uma mão, por exemplo.

Esse tipo de vitiligo não é muito comum, e afeta principalmente pessoas mais jovens, e as manchas normalmente evoluem durante 1 a 2 anos e depois se tornam estáveis, ou seja, não aumentam de tamanho ou não surge nenhuma nova mancha na pele.

5. Vitiligo não-segmentar

O vitiligo não-segmentar é caracterizado pelo surgimento das manchas brancas na pele de forma simétrica dos dois lados do corpo, como nas duas mãos ou nos dois lados do rosto, por exemplo.

Esse tipo de vitiligo, também conhecido como vitiligo bilateral, é o tipo mais comum de vitiligo, apresentando evolução rápida, sendo seguida de períodos em que ocorre estagnação das manchas.

Como é feito o tratamento

O tratamento do vitiligo deve ser feito com orientação do dermatologista e varia de acordo com o tipo de vitiligo, tamanho da mancha na pele e sua localização, e tem como objetivo estabilizar o crescimento da mancha ou promover a repigmentação da pele.

Assim, os principais tratamentos que podem ser indicados pelo médico são:

  • Pomadas ou cremes tópicos, como corticoides, tacrolimus, pimecrolimus ou calcipotrieno;
  • Comprimidos de corticoides ou imunossupressores;
  • Fototerapia com luz UVB ou UVA, que também pode ser feita com o uso do psoraleno (PUVA);
  • Laserterapia, para manchas estáveis e limitadas;
  • Enxertos de pele saudável nas áreas com manchas brancas estáveis, no caso do vitiligo segmentar ou localizado;
  • Transplante de melanócitos, feito em manchas estáveis por 1 ano e que não melhoram com outros tratamentos.

Além disso, também pode ser indicado o tratamento de despigmentação da pele, com cremes ou pomadas, no caso do vitiligo generalizado. Veja todas as opções de tratamento para o vitiligo.

O vitiligo tem cura?

O vitiligo não tem cura, pois os melanócitos que são as células que produzem a melanina, o pigmento que dá cor à pele, são destruídas, não se regenerando.

No entanto, é possível evitar que a despigmentação da pele evolua, fazendo o tratamento recomendado pelo dermatologista, para repigmentar as manchas brancas.

Possíveis complicações

As principais complicações do vitiligo são o desconforto estético que pode resultar em estresse mental ou até depressão.

Além disso, quando afeta os olhos, o vitiligo pode causar irite ou uveíte, e no caso de afetar os ouvidos pode resultar em perda da audição.

Outras complicações relacionadas ao vitiligo são o aumento do risco de câncer de pele ou de queimaduras solares, pois a melanina é um fator de proteção natural da pele.

O tratamento com corticoides tópicos também podem causar complicações, como a atrofia da pele.