Vinho para Digestão

publicidade

O vinho é bom para digestão porque:

  • aumenta a produção de suco gástrico, sendo favorável ao processo digestivo;
  • estimula a vesícula biliar facilitando a digestão das gorduras;
  • melhora a digestão dos açúcares.

Estes benefícios do vinho na digestão só acontecem se consumido diariamente, durante as refeições e em dose moderada no máximo uma taça no almoço e uma no jantar. Se consumido em excesso ele se torna tóxico para o organismo.

Não existe um tipo de vinho que seja mais eficaz para o processo digestivo porque é a presença de álcool, que todos têm, que facilita o processo de digestão. Porém, o gás carbônico presente nos espumantes aumenta a produção de suco gástrico, o que também facilita a digestão. O vinho tinto facilita especialmente a digestão da carne vermelha porque vai contrabalancear substâncias potencialmente prejudiciais, liberadas quando a carne é ingerida.

Apesar do vinho ajudar no processo de digestão nem todas as pessoas podem consumi-lo, por exemplo, quando se tem problemas no fígado. Além disso, o vinho pode cortar ou aumentar o efeito de certos medicamentos, por isso, é importante se aconselhar com o médico ou nutricionista para verificar se o consumo de vinho não vai prejudicar a saúde.

Links úteis:

publicidade
publicidade