Vesícula preguiçosa

publicidade

Vesícula preguiçosa é a diminuição da capacidade de esvaziamento da vesícula biliar, que tem como consequência problemas no mecanismo de digestão das gorduras pelo organismo.

A vesícula biliar é um pequeno órgão localizado próximo ao fígado, cuja função é armazenar a bile nos períodos entre as refeições. A bile é um líquido produzido no fígado, responsável pela digestão das gorduras dos alimentos, e que, após ser armazenada na vesícula biliar, é lançada no intestino para dar continuidade à digestão.

Sintomas de vesícula preguiçosa

Os sintomas para a vesícula preguiçosa são:

  • Má digestão, gosto amargo na boca
  • Sensação de peso abdominal, dores de cabeça
  • Náuseas, vômitos, falta de apetite
  • Crises constantes de dor tipo cólica no lado direito do abdômen, por baixo das costelas, imediatamente após a ingestão de alimentos ricos em gorduras

A dor não acontece todos os dias, mas, quando surge, é forte e dura pelo menos 30 minutos, obrigando a pessoa a acordar, parar suas atividades ou a refeição. Muitas vezes, a dor obriga a pessoa a procurar ajuda médica imediatamente. Essa dor não melhora com mudanças de posição, evacuação ou antiácidos.

Causas da vesícula preguiçosa

As causas da vesícula preguiçosa ainda não são bem conhecidas. O mal funcionamento da vesícula pode ser causado pelo depósito de cristais na bile ou distúrbios dos hormônios que controlam o esvaziamento da bile, e também pela contração da vesícula biliar ou do esfíncter de Oddi, que controla a saída de bile para o intestino.

Tratamento para vesícula preguiçosa

O tratamento para a vesícula preguiçosa depende dos sintomas do indivíduo. Se as náuseas após ingestão de alimentos gordurosos forem suportáveis, é possível tentar controlar o problema com uma dieta pobre em gorduras.

Entretanto, aqueles que já foram diagnosticados e possuem um esvaziamento da vesícula biliar baixo, devem tentar inicialmente um tratamento com medicação para os sintomas.
Aqueles indivíduos com pouco esvaziamento da vesícula biliar devem retirá-la por laparoscopia e isto pode representar a cura da doença. Sem vesícula, o indivíduo terá uma dificuldade maior na digestão de gorduras, mas, normalmente, os resultados desta cirurgia compensam.

Remédio para vesícula preguiçosa

Um bom remédio caseiro para a vesícula preguiçosa é tomar uma xícara de chá de boldo na proporção de 10g de folhas para 1/2 L de água, sempre após o almoço e o jantar.

Alimentação para vesícula preguiçosa

A alimentação para a vesícula preguiçosa deve concentrar-se essencialmente na diminuição da ingestão de alimentos ricos em gorduras. É aconselhável uma dieta rica em frutas cruas, saladas, legumes e sucos. Deve-se também praticar exercícios físicos e beber muita água ao longo do dia.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 25/07/2014 Última atualização da página: 19/12/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.