Verbena

publicidade

A verbena é uma planta medicinal, também conhecida como urgebão, gervão, erva-de-ferro e planta-da-sorte, muito utilizada para tratar a ansiedade e o stress, ajudando ainda em outras doenças como cálculo biliar ou câncer.

O seu nome científico é Verbena officinalis L. e pode ser comprada em algumas lojas de produtos naturais.

Para que serve a verbena

A verbena serve para ajudar no tratamento de cálculo biliar, câncer de baço, câncer no escroto, ansiedade, stress, insônia, inquietação, acne, infecções no fígado, asma, bronquite, cálculos renais, artrite, distúrbios digestivos, dismenorreia, falta de apetite, úlcera, taquicardia, reumatismo, queimadura, conjuntivite, faringite e estomatite.

Propriedades da verbena

As propriedades da verbena incluem a sua ação febrífugo, calmante, sedante, anti-reumática, anti inflamatória, aperiente, analgésica, adstringente, afrodisíaco, depurativa, digestiva, estimulante, anti-coagulante, anti-cancerígena e tônica.

Modo de uso da verbena

As partes usadas da verbana são as folhas, raízes e flores.

  • Chá para problemas de sono: Adicionar 50g de folhas de verbena em1 litro de água fervente. Tampar o recipiente durante 10 minutos. Beber várias vezes ao longo do dia.
  • Lavagem para conjuntivite: Adicionar 2g de folhas de verbena em 200 ml de água, e lavar os olhos.
  • Cataplasma para artrite: Cozinhar as folhas e flores de verbena, e após esfriar colocar a solução sobre um tecido e aplicá-la sobre articulações doloridas.

Efeitos colaterais da verbena

Os efeitos colaterais da verbena podem ser vômitos e hipotiroidismo.

Contraindicações da verbena

A verbena não deve ser utilizada durante a gravidez.

Link úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/09/2014 Última atualização da página: 30/05/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.