Varicocele

A varicocele é uma dilatação das veias dos testículos que provoca o acúmulo de sangue e o surgimento de inchaço local. Normalmente, é mais frequente no testículo esquerdo, mas pode acontecer também varicocele bilateral que afeta ambos os testículos.

A varicocele pode causar infertilidade, pois o acúmulo de sangue pode provocar alterações na produção e na qualidade dos espermatozoides. No entanto, nos casos em que não provoca infertilidade, o indivíduo pode ter filhos.

A varicocele tem cura através da cirurgia, mas nem todos os casos conseguem alcançar a fertilidade.

Sintomas da varicocele

Os sintomas da varicocele podem incluir:

  • Dor nos testículos;
  • Inchaço ou nódulo local;
  • Sensação de peso nos testículos;
  • Infertilidade;

Em alguns casos a varicocele não apresenta sintomas, sendo apenas diagnosticada em consultas de rotina no urologista.

Fotos da varicocele

Tratamento para varicocele

O tratamento para varicocele só é recomendado quando o paciente apresenta sintomas. Assim, quando o indivíduo sente dor, o urologista pode indicar a ingestão de remédios analgésicos e suspensórios testiculares.

Porém, em casos de infertilidade ou problemas no funcionamento testicular, pode ser necessário fazer uma cirurgia que consiste em um pequeno corte no abdômen, pelo qual o médico dá um "nó" na veia afetada, permitindo que o sangue circule apenas pelas veias normais.

No pós-operatório da varicocele o paciente poderá sentir algumas dores e, por isso, deve utilizar roupa íntima confortável e aplicar gelo sobre o local durante as primeiras 24 horas, podendo voltar às suas atividades normais ao fim de uma semana.

Link útil:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.