Vancomicina

Bula de Vancomicina

Vancomicina é um medicamento conhecido comercialmente como Vancotrat, que é um antibiótico que pode ser usado em forma de injeção para tratar doenças como endocardite e infecções na pele.

Sua ação interfere no funcionamento celular das bactérias que acabam enfraquecidas e eliminadas do organismo, diminuindo sintomas como dor, inflamação e irritação causada pelas infecções bacterianas.

Indicações

Endocardite bacteriana infecção nas articulações; infecção nos ossos; septicemia bacteriana; pneumonia; infecção da pele e músculos.

Efeitos Colaterais 

Dor e inflamação na veia; erupções na pele; calafrios; febre. Quando o medicamento é colocado em perfusão com tempo inferior a 1 hora, pode surgir a síndrome do homem vermelho, uma alteração grave que pode colocar em risco a vida do indivíduo. Confira os sinais e sintomas e como é feito o tratamento desta síndrome clicando aqui.

Contraindicações 

Gravidez Risco C; mulheres em fase de lactação; hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.

Modo de uso

Este medicamento só deve ser utilizado em clínicas e hospitais porque de ser aplicado em forma de injeção em perfusão com duração de aproximadamente 60 minutos para evitar a síndrome do homem vermelho.

Adultos: Aplicar 500 mg de Vancomicina a cada 6 horas ou 1g a cada 12 horas.

Crianças de 1 mês a 12 anos de idade: Aplicar 10 mg de Vancomicina por kg de peso corporal a cada 6 horas ou 20 mg por kg de peso corporal a cada 12 horas.

Mais sobre este assunto: