Vacinação infantil

PUBLICIDADE

A vacinação infantil é importante para evitar algumas doenças, como paralisia infantil ou caxumba, por exemplo, e o calendário de vacinação infantil inclui todas as vacinas que o a criança deve tomar desde que nasce até aos 10 anos de idade. No entanto, a criança deve continuar tomando vacinas na adolescência e em adulto, para que fique protegida ao longo da vida.

Além disso, as vacinas do calendário infantil, são aconselhadas pelo Ministério da Saúde e, por isso, são gratuitas, podendo ser aplicadas na maternidade, num posto de saúde próximo de casa ou no pediatra.

As vacinas que a criança deve tomar incluem:

Ao nascer: BCG + Hepatite B (1ª dose);

1º mês: Hepatite B (2ª dose) + vacina tetravalente;

2 º mês: vacina contra pólio + contra o rotavírus humano;

4º mês: vacina oral contra pólio (2ª dose) + contra o rotavírus humano (2ª dose) + vacina tetravalente (2ª dose);

6º mês: vacina tetravalente (3ªdose) + vacina oral contra pólio (3ª dose) + contra hepatite B (3ª dose);

9º mês: contra febre amarela;

1 ano: tríplice viral;

15 meses: vacina oral contra pólio (reforço) + tríplice viral (reforço);

4 a 6 anos: tríplice bacteriana (reforço) + tríplice viral (reforço);

10 anos: contra a febre amarela (reforço).

A caderneta de vacinação é dada à mãe no dia da primeira vacina do bebê e deve ser levada ao posto de vacinação sempre que for tomar uma nova vacina para que fique registrada qual vacina foi dada e a data da sua aplicação e, se a mãe perder esta caderneta, o bebê ou a criança terá que tomar todas as vacinas novamente, para que se tenha a certeza de que a criança foi vacinada contra todas as doenças possíveis.

Além disso, a maioria das vacinas são injeções que são dadas na coxa ou no braço da criança e após a aplicação da vacina é normal que no local da injeção fique um pouco dorido, avermelhado e inchado e, para diminuir estes sintomas, deve-se colocar gelo no local. Saiba o que fazer em: Reações Adversas das Vacinas.

Leia também: Calendário de vacinação do bebê.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE