Urina verde

publicidade

A urina verde pode ser causada por diversas situações que podem incluir a alimentação, a toma de medicamentos, ou ela pode estar relacionada a alguma doença. As principais causas da urina verde são:

  • Consumo de alimentos com corante verde ou azul;
  • Consumo de espargos verdes;
  • Toma de medicamentos à base de azul de metileno como Amitriptilina, Propofol ou Indometacina;
  • Sofrer de uma doença chamada hipercalcemia familiar, que está relacionada à níveis elevados de cálcio no organismo, e também é conhecida pelo nome síndrome da fralda azul pois provoca a urina azul em recém nascidos;
  • Entrada da bile na bexiga, alterando a cor da urina de amarelo para verde;
  • Infecção urinária causada pela bactéria Pseudomonas aeruginosa.

Diagnóstico da urina verde

A urina verde pode ser observada no vaso sanitário, mas para que o indivíduo perceba se a urina está ficando cada vez mais verde ou cada vez menos verde, ele deverá urinar um recipiente de vidro transparente. Geralmente esta situação não é grave e está relacionada à alimentação ou à toma de medicamentos mas se este não for o caso, recomenda-se uma consulta médica.

O médico poderá solicitar exames de urina, de sangue e uma ultrassonografia abdominal se houver suspeita da urina verde ser causada pela entrada da bile no sistema urinário.

Urina verde na gravidez

A urina verde na gravidez apesar de não ser uma situação grave deve ser comunicada ao médico para ele peça exames a fim de diagnosticar a causa da urina verde e assim indicar o melhor tratamento.

Tratamento para urina verde

O tratamento para urina verde vai depender do que originou esta alteração na cor da urina. Quando ela é causada pela alimentação, basta que o indivíduo deixe de consumir os alimentos ou produtos alimentares que contém corante verde como a gelatina de limão, por exemplo para que a questão seja solucionada. Quando ela é causada por doenças, basta que elas sejam solucionadas para que a urina volte à sua cor normal.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/10/2014 Última atualização da página: 27/05/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.