Urina verde

publicidade

​A urina verde não é uma situação grave, sendo normalmente causada pela ingestão de alimentos, corantes artificiais, medicamentos ou pelo uso de contraste em alguns exames aos rins, como tomografia computadorizada.

A cor da urina pode variar desde verde clara ou verde limão até urina verde escura, dependendo da quantidade de corante ou alimentos ingeridos, por exemplo.

Porém, em casos raros, a urina verde também pode ser provocada por problemas de saúde, como infecção urinária por pseudomonas ou hipercalcemia familiar e, por isso, caso a urina se mantenha verde por mais de 2 dias é recomendado ir ao pronto-socorro para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Principais causas da urina verde

As principais causas da urina verde incluem:

Medicamentos que tornam a urina verde

Os medicamentos que podem tornar a urina verde, geralmente, são remédios que contêm na sua composição corantes, sendo que os mais de alterar a cor da urina são:

  • Amitriptilina;
  • Indometacina;
  • Metocarbamol;
  • Rinsapina.

A urina verde também pode surgir depois de uma cirurgia, pois um dos componentes da anestesia geral, conhecido como Propofol, pode alterar a cor da urina.

Quando o paciente desconfia que a urina verde é causada pela ingestão de um remédio deve consultar o médico que o prescreveu para ajustar a dose ou mudar de medicamento.

Alimentos que tornam a urina verde

Os alimentos que tornam a urina verde são especialmente aqueles que contêm corantes artificiais, como bolos confeitados, pirulitos ou gomas, por exemplo. Além disso, alguns vegetais de folha verde com muita clorofila, como aspargos ou espinafres, também podem alterar a cor da urina.

Assim, quando se ingeriu este tipo de alimentos e a urina mudou de cor não existe motivo para ficar preocupado, sendo frequente que a urina recupere a sua cor amarelada após 1 dia.

Exames que tornam a urina verde

Alguns exames que utilizam contraste, como tomografia renal ou ultrassonografia abdominal, podem fazer com que a urina mude de cor, tornando-a verde, especialmente na primeira vez que o indivíduo urina após o exame. Dependendo do tipo de contraste utilizado também é possível que a urina apresente outras cores, como azul, vermelha ou rosa, por exemplo.

O que fazer em caso de urina verde

O que se deve fazer quando se tem urina verde é eliminar da alimentação alimentos muito verdes ou produtos que possam conter corantes alimentares, como gelatina de limão, por exemplo.

Caso a urina se mantenha verde por mais de 2 dias é aconselhado ir ao pronto-socorro ou ao clínico geral para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado. Nesta consulta é importante que o paciente leve uma lista dos remédios que está tomando, pois a cor da urina também pode ser alterada pelo uso de algum medicamentos.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade