Urina escura

publicidade

A urina escura, de cor amarelo escuro ou marrom, pode ser causada pelo uso de medicamentos, chás ou alimentos. Alguns exemplos de medicamentos que podem deixar a urina escura são cáscara sagrada, complexo B, varfarina e fenazopiridina, mas a urina escura pode ainda ser um dos sintomas de doenças como infecção urinária, anemia hemolítica, tirosinemia, glomerulonefrite e desidratação.

Dependendo da causa da urina escura ela deverá ser tratada ou não. Quando a urina escura é causada pelo uso de um medicamento basta parar de tomá-lo para que após algumas horas a urina volte a ficar mais clara, o mesmo acontece quando ela é causada pela desidratação ou pelo consumo de determinados alimentos como aspargos. Basta que o indivíduo beba bastante água e vá ao banheiro sempre que sentir vontade para que a cor da urina volte ao normal.

Entretanto, quando o indivíduo não está tomando nenhum medicamento e não consegue identificar nenhuma outra possível causa para a urina escura, aconselha-se a realização de um exame de urina, pois ela pode ser causada por doenças que necessitam de tratamento médico.

Urina escura pode ser gravidez?

A urina escura não é um sintoma de gravidez e por isso esta hipótese deve ser descartada.

Urina escura e fezes claras

Urina escura e fezes claras são sintomas de hepatite, e por isso aconselha-se uma consulta médica para que sejam feitos exames que possam diagnosticar a doença e então dar início ao seu tratamento.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade