Urina escura

PUBLICIDADE

A urina escura ou marrom pode ser resultado da ingestão de alguns medicamentos ou alimentos, assim como um sintoma de uma doença ou um sinal de desidratação.

Quando a urina fica escura enquanto se utiliza um medicamento, deve-se consultar o médico que o prescreveu para avaliar a possibilidade ser um efeito colateral e trocar o remédio, por exemplo. No entanto, a urina marrom também pode acontecer quando se bebe pouca água durante o dia ou se come alimentos como aspargos ou cenoura.

Porém, quando o indivíduo não está tomando nenhum medicamento e não consegue identificar nenhuma outra possível causa para a urina escura, aconselha-se a realização de um exame de urina, pois ela pode ser causada por doenças que necessitam de tratamento médico.

O que pode ser urina escura

As causas de urina escura podem variar de acordo com os sintomas apresentados. Assim algumas causas que, normalmente, necessitam de tratamento médico incluem:

1. Urina escura com cheiro forte

A urina escura com cheiro forte, quando associada a outros sintomas como dor ao urina ou febre, por exemplo, pode indicar a presença de uma infecção urinária, especialmente se a urina fica com um tom avermelhado. No entanto, a urina escura com cheiro forte também pode ser provocada apenas pela baixa ingestão de água.

O que fazer: aumentar a ingestão diária de água e se a alteração da urina se mantiver por mais de 2 dias, consultar um urologista para iniciar o tratamento adequado.

2. Urina escura e dor nas costas

Uma das principais causas de urina escura com dor nas costas é a presença de pedras nos rins, especialmente quando a dor se localiza no fundo das costas e piora ao urinar.

O que fazer: deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro caso a dor seja muito forte ou a alteração da cor se mantenha por mais de 24 horas associada à dor nas costas.

3. Urina escura e fezes claras

A urina escura associada a fezes claras é um sintoma frequente em pacientes com problemas no fígado, pois o organismo deixa de conseguir digerir corretamente a gordura provocando fezes muito brancas e escurecendo a urina devido ao acúmulo de bilirrubina, outra substância produzida pelo fígado.

O que fazer: é recomendado consultar um hepatologista para avaliar se existe algum problema hepático e iniciar o tratamento adequado.

Confira quais são os sintomas da hepatite.

4. Urina escura com espuma

A urina escura com espuma geralmente é provocada pela presença de proteínas e, por isso, pode ser sinal de problemas nos rins ou pressão arterial alta. Veja outras causas em: Urina com espuma.

O que fazer: deve-se consultar um urologista caso o problema se mantenha por mais de 3 dias para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.

Urina escura na gravidez

A principal causa de urina escura na gravidez é a desidratação provocada pela baixa ingestão de água durante o dia, que pode ser agravada nos períodos de mais vômitos, por exemplo. Assim, é recomendado aumentar a ingestão de água durante o dia e observar se a urina se torna mais clara.

Caso a urina se mantenha escura, mesmo após o aumento na ingestão de água é recomendado consultar o obstetra o mais rápido possível, pois pode indicar alguns problemas de saúde como infecção urinária, pressão arterial alta ou problemas no fígado, sendo necessário iniciar o tratamento adequado.

Saiba mais sobre alterações na cor da urina em:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE