Tumor na Pituitária

publicidade

O tumor na pituitária consiste no crescimento de uma massa anormal na hipófise, que é a principal glândula que regula o equilíbrio hormonal do organismo, podendo provocar algumas doenças como gigantismo ou nanismo, de acordo com os hormônios afetados.

Geralmente, os tumores na pituitária são benignos e, muitas vezes não provocam sintomas, pelo que podem nem necessitar de tratamento. Porém, dependendo do tamanho e localização, o tumor pode prejudicar o funcionamento da glândula pituitária, gerando hipopituitarismo, ou hiper-estimular o seu funcionamento, provocando hiperpituitarismo.

Além disso, a hipófise também pode ser afetada por outros tumores cerebrais que crescem e criam pressão, gerando sintomas semelhantes aos de tumor na pituitária, mas que podem ter de ser tratados de forma diferente.

Sintomas de tumor na pituitária

Os sintomas de tumor na pituitária dependem do tamanho e da localização da massa, gerando:

Tumor na pituitária anterior

  • Crescimento exagerado dos órgão ou ossos, chamado de acromegalia;
  • Hipertireoidismo ou hipotireoidismo;
  • Aumento rápido de peso e acúmulo de gordura;
  • Diminuição da produção de óvulos ou espermatozoides, podendo causar infertilidade;
  • Produção de líquido esbranquiçado pelo mamilo, em casos de tumor produtor de prolactina.

Tumor na pituitária posterior

  • Vontade frequente para urinar;
  • Aumento da pressão sanguínea;
  • Cólicas uterinas.

Além disso, também podem surgir outros sintomas como dor de cabeça intensa, problemas de visão, cansaço excessivo, náuseas e vômitos, especialmente se o tumor estiver provocando pressão sobre outras partes do cérebro.

Quando estes sintomas surgem de forma repentina e sem causa aparente é importante consultar um neurologista para fazer exames de ressonância magnética ou tomografia computadorizada, diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Tratamento para tumor na pituitária

O tratamento para tumor na pituitária deve ser orientado por um neurologista e, normalmente, é iniciado com a cirurgia para retirada do tumor através do nariz ou de um corte no crânio.

No entanto, se o tumor na hipófise não for muito grande pode ser utilizada radioterapia ou remédios hormonais, como Parlodel ou Sandostatina, para impedir ou regredir o crescimento do tumor.

Saiba quais os outros sinais de tumor cerebral em: Sintomas de tumor no cérebro.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 19/08/2014 Última atualização da página: 12/08/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.