Tuberculose tem cura

publicidade

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Bacilo de Koch que tem grandes chances de cura quando o tratamento é realizado corretamente. A doença afeta principalmente os pulmões mas pode afetar qualquer outra região do corpo.

Seu tratamento é feito com a toma de 2 ou 4 antibióticos combinados entre si por 6 a 24 meses ininterruptos e no caso da tuberculose extrapulmonar deve-se incluir as medidas terapêuticas relacionadas à área afetada, que podem incluir fisioterapia e/ou cirurgias.

Tuberculose é contagiosa?

Após 15 a 30 dias do início do tratamento da tuberculose pulmonar o indivíduo deixa de ser contagiosa e por isso não é necessário manter-se distante do paciente. Há uma significante melhora dos sintomas da doença após o segundo mês de tratamento mas alerta-se que se mantenha o tratamento até que a cura da tuberculose seja comprovada laboratorialmente.

A tuberculose extrapulmonar não é contagiosa.

Vacina da tuberculose

A vacina contra tuberculose BCG é a única forma de prevenção contra as formas mais graves da doença e deve ser administrada em todos os bebê não portadores do vírus HIV, logo no primeiro mês de vida.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/09/2014 Última atualização da página: 29/04/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.