Trombose Venosa Profunda

publicidade

A trombose venosa profunda é caracterizada pela formação de coágulos sanguíneos (trombos) nas veias profundas das pernas que podem dificultar ou bloquear a passagem de sangue neste determinado local. O trombo pode ainda fluir pelo sangue e atingir outros órgãos importantes como o pulmão ou o coração causando graves consequências. Ela pode ser causada pela má circulação sanguínea, sangue viscoso, alteração na coagulação e os fatores de risco podem agravar a situação.

Sintomas da trombose venosa profunda

São sintomas da trombose venosa profunda:

  • Dor que se inicia de forma repentina e que vai piorando aos poucos;
  • Inchaço de somente uma das pernas;
  • Vermelhidão da perna afetada e
  • Enrijecimento da pele.

Assim que estes sintomas sejam observados o indivíduo deverá procurar auxílio médico para evitar que o trombo desloque-se causando complicações.

Tratamento para trombose venosa profunda

O tratamento para trombose venosa profunda é feito com a tomada de medicamentos anticoagulantes, receitado pelo médico cardiologista ou cirurgião vascular. Alguns pacientes necessitam ser internados em hospitais para tratamento. Quando a trombose venosa profunda não é tratada adequadamente há risco de embolia pulmonar, por exemplo.

Para o tratamento, existem medicações orais e injeções subcutâneas. As mais conhecidas pela população são Heparina e warfarina. Porém, novas medicações foram desenvolvidas e estão sendo cada vez mais utilizadas por apresentarem bons resultados no tratamento da trombose e por resultarem em menor risco de sangramento. 

É importante, em qualquer um dos tratamentos, vigiar sinais de sangramentos. Estes devem ser relatados ao médico assistente.

Trombose venosa profunda tem cura?

A trombose venosa profunda tem cura quando ela é precocemente detectada e é corretamente tratada. Os indivíduos que já desenvolveram um quadro de trombose venosa profunda, possuem um maior risco de desenvolver um novo quadro da doença e por isso devem seguir todas as orientações do médico.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 22/10/2014 Última atualização da página: 01/08/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.