Trombocitopenia

publicidade

Trombocitopenia é a diminuição do número de plaquetas no sangue. Ela pode ser causada pela toma de medicamentos e o internamento hospitalar e transfusão de sangue são algumas das formas de tratamento indicadas para a doença.

Os indivíduos com esta doença apresentam como principal sintoma as hemorragias, que se manifestam em forma de sangramento das gengivas e presença de sangue nas fezes ou urina e hematomas espalhados pelo corpo.

A diminuição na quantidade de plaquetas pode ter diversas causas entre elas, a produção insuficiente de plaquetas pela medula óssea, o uso inadequado das mesmas pelo baço, ou infecções por doenças auto-imunes. Quanto menor for a quantidade de plaquetas, mais intensas são as hemorragias apresentadas, fazendo com que ocorra a perda de grande quantidade de sangue e aumentando o risco de hemorragias cerebrais mortais.

O diagnóstico é feito através de análises sanguíneas e a identificação da causa da doença é determinante para o tratamento adequado. Se a doença for causada por algum medicamento, o uso do mesmo é suspenso.

Recomenda-se que os indivíduos com trombocitopenia permaneçam em repouso para evitar lesões acidentais.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/10/2014 Última atualização da página: 26/07/2011
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.